razer-blade

Chegou a hora de fazer uma revisão nos melhores computadores do ano. 2013 foi o ano onde os computadores com Chrome OS finalmente emergiram no mercado (inclusive com os primeiros lançamentos no mercado brasileiro), e a maioria dos fabricantes decidiram apostar na plataforma computacional da Google para futuros lançamentos em 2014.

Se 2012 foi o ano dos ultrabooks, 2013 foi o ano em que os ultrabooks se tornaram acessíveis no quesito preço. Além disso, o ano que chega ao fim amanhã (31) também se destacou pelos protótipos de desktops alternativos, como as Steam Machines, que mesmo sem chegar oficialmente ao mercado, ainda conseguiram atrair as atenções de muitos.

Lenovo Essential Notebook G580

G580_Blue_cover_L

O Lenovo G580 não se destaca exatamente por contar especificações técnicas avançadas. De fato, se trata de um notebook com especificações relativamente modestas, voltado para aqueles usuários que querem um equipamento que funcione bem, mas que não custe os olhos da cara.

O portátil conta com um processador Intel Core i5, 4 GB de RAM, sistema operacional Windows 8 e tela de 15.6 polegadas. Não e o computador ideal para aqueles que precisam explorar todo o potencial técnico do computador, mas é compra obrigatória para quem vai realizar atividades mais brandas e casuais.

Acer C7 Chromebook

Acer-AC710-right-facing

Os Chromebooks começam a conquistar o seu espaço no mercado. Ainda que inicialmente apenas a Samsung e a Acer apostaram naquela que parecia uma ideia descabida por parte da Google, agora quase todos os grandes fabricantes de computadores ou já contam com um computador com Chrome OS, ou planeja lançar um modelo em um futuro próximo.

Como já é de costume nessa plataforma, não devemos esperar o computador mais potente do mundo, mas o Acer C7 Chromebook possui um processador Intel Celeron 847 e 2 GB de RAM, que são mais que suficientes para realizar as tarefas do Chrome OS com suavidade.

Steam Machine da Valve

steam-big-picture

É impossível deixar de fora da lista dos melhores de 2013 o Steam Machine da Valve, o computador com aspirações de console de videogames. Nesse momento, 300 felizardos testam o produto, e sem custos adicionais. Já os meros mortais terão que esperar até a CES 2014 para conferir a versão final do protótipo.

O produto funciona com o sistema Steam OS, e possui um processador Intel Core i7, GPU GeForce Titan GTX 780 e 16 GB de RAM. Vale a pena relembrar que, como um bom equipamento ainda em desenvolvimento, detalhes de suas especificações técnicas não foram finalizadas, o que traz a chance da sua lista de hardware mudar até o seu lançamento em definitivo. Logo, o seu preço não foi anunciado. Mas esperamos que a Valve siga a tradição de oferecer produtos relativamente baratos.

MSI GS70 Stealth

msi-stealth

E falando de computadores para videogames, temos a MSI com o modelo GS70 Stealth. Apesar do notebook em questão contar com um design fantástico, sua ampla tela de 17 polegadas faz com que o modelo não seja tão portátil quanto o desejado. mesmo assim, fará os gamers se sentirem nas nuvens com a sua performance.

Apple MacBook Pro 15″ Retina

MacBook-Pro-Retina-01

Você pode gostar ou não da Apple, mas se existe um segmento onde eles sabem o que estão fazendo (há tempos) é nos computadores. Em 2013, isso não foi diferente, com um novo MacBook Pro com processador Intel Core i7, gráficos Intel Iris Pro 5200, 8 GB de RAM, tela Retina e OS X. Esse é considerado o notebook perfeito para um grande grupo de usuários. Principalmente para aqueles que podem pagar a pequena fortuna que a Apple pede pelo produto.

Samsung ATIV Book 9

Samsung_ATIV-Book_9_LTE

Os novos ATIV Book da Samsung formam uma completa linha de notebooks pensados na cobertura de todos os segmentos. Em 2013, a Samsung lançou essa linha, que está obtendo um bom sucesso no mercado, sendo que o modelo mais avançado é o ATIV Book 9, que oferece portabilidade, desempenho e design, elementos considerados fundamentais para a escolha de um novo produto.

HP Chromebook 14

chromebook-14

Aqui temos mais uma prova da ascensão do Chrome OS no mercado de computadores. A HP foi mais uma que apostou no sistema da Google, apresentando uma linha completa de computadores com essa plataforma, onde destacamos de forma especial o Chromebook 14.

O portátil com design simples e atraente possui uma tela de 14 polegadas, e com especificações suficientes para o funcionamento do Chrome OS, além de oferecer quase 10 horas de uso longe da tomada.

Razer Blade

razer-blade-14

Partindo dos gostos pessoais, é quase impossível falar do chamado “computador perfeito”. Porém, o Razer Blade está muito perto desse posto. Esse notebook tem especificações que coloca medo na concorrência: processador Intel Core i7, GPU NVIDIA GeForce GTX 765M, 8 GB de RAM e 256 GB de armazenamento SSD.

Além disso, ele conta com um design realmente fantástico, e não é tão grande assim, permitindo o seu transporte sem maiores problemas. Porém, como nada é perfeito nesse mundo, ele custa “apenas” US$ 2.000 (preço inicial sugerido), o que o deixa distante de muita gente.

MacBook Air 13″

macbook-air

Não podemos nos esquecer do MacBook Air de 13 polegadas, lançado em 2013. Por conta da atualização do processador Haswell, esse novo ultraportátil da Apple pode alcançar até 14 horas de uso longe da tomada.

E essa é a nossa lista dos melhores computadores de 2013? Algum nome ficou de fora na sua opinião? Deixe suas sugestões na área de comentários.