gadgets-de-mochila

Provavelmente, isso é algo que ainda acontece com todos nós: quais os gadgets que realmente precisamos levar na mochila? E você sabe como é: você começa a agregar itens, e quando se dá conta, sua mochila está pesada e estufada demais para entrar no compartimento do avião ou do ônibus. E, em muitos casos, você se esquece de algo importante, que deveria ir na mochila.

Esse post não é a solução dos problemas de todos os usuários, mas pode ser um referencial para muita gente. A lista a seguir é dos itens que eu considero realmente necessários, na maioria das minhas viagens de trabalho ou lazer.

Um carregador micro USB

carregador-microusb

A maioria dos smartphones e tablets disponíveis no mercado contam com conectores micro USB. Logo, contar com um carregador de parede com esse tipo de conexão é algo fundamental para todo geek que não quer ficar sem bateria no seu dispositivo no meio do dia. É importante que, no momento que você escolher um carregador, leve em consideração que o mesmo não demore muito em recarregar a bateria de, se não todos, pelo menos a maioria dos seus gadgets. Alguns não foram desenvolvidos para carregar as grandes baterias de alguns dos smartphones e tablets mais modernos.

Um smartphone

motorola-moto-x-oficial-01

Não preciso me alongar muito nesse item. O smartphone é, hoje, um item fundamental. Não incluir ele na mochila é a prova que você nem geek é. Sobre o tipo de smartphone, isso fica ao gosto e necessidades de cada usuário.

Um celular econômico

Nokia-1208

Eu poderia citar vários motivos para explicar as razões pelas quais nunca é demais ter um celular barato conosco, além de um smartphone. Para começar, é sempre bom ter um telefone que você possa utilizar sem maiores preocupações em locais não muito seguros. Além disso, muitos smartphones são mais frágeis que celulares da década passada, e um celular comum pode ser muito útil durante as férias. Por fim, ter uma linha ativa quando sua operadora principal não funciona é algo sempre bem vindo, principalmente pelo fato das baterias de modelos simples durarem muito mais. O Nokia 1208 da foto é um ótimo exemplo de tudo isso que falei nesse parágrafo.

Um pendrive ou disco rígido portátil

pendrivedatatravelerkingston-m4000.png

Apesar do armazenamento na nuvem ser a tendência, sempre é recomendado ter algum meio de armazenamento físico portátil, para armazenar as nossas informações mais importantes e relevantes. Além de servir para levar nossos dados, um pendrive ou disco rígido portátil sempre é de útil quando estamos fora de casa, e nos deparamos com informações que podem ser de nossa utilidade. Na escola e no trabalho (por exemplo), eventualmente precisamos armazenar informações que vamos usar em casa, mas que não contamos com uma conexão de internet apropriada naquele momento.  

Um reprodutor de música

iPod_Touch_Family_

Que os players de música foram substituídos aos poucos pelos smartphones não é nenhuma novidade. Porém, em um mundo onde economizar a bateria do smartphone é algo vital, levar um reprodutor de músicas com você nunca é demais. O favorito de toda a vida (e o meu também) é o iPod da Apple, mas o mercado está cheio de boas alternativas. Basta você procurar.

Meios de recarga de bateria alternativas

solar-charger

Os carregadores são sempre fundamentais, ainda mais com smartphones tão cheios de recursos como tempos hoje. Porém, nem sempre encontraremos um lugar para recarregar nossos gadgets. Nesse caso, temos uma boa quantidade de baterias com meios alternativos, seja pelo armazenamento interno prévio, seja pela captação de energia solar.

Tablets

Nexus-7-2013

No que se refere ao consumo de conteúdo, não existe nada melhor que um tablet. Para ler um livro, rodar jogos, navegar na internet, estudar, ver vídeos e filmes… os tablets são muito práticos. Logo, deve ir para a mochila. Recomendo um modelo de menores dimensões, por serem mais leves e de fácil manejo, como são os casos do iPad mini, do Nexus 7 e do Galaxy Note 8.

Bons fones de ouvido

beats-03-gal.jpg

Os gostos musicais podem variar de pessoa para pessoa, mas o amor pela música é algo universal. E para aproveitar de forma adequada as músicas armazenadas em seu smartphone (ou iPod), precisamos levar conosco fones de ouvido que façam justiça à qualidade de áudio que nosso dispositivo é capaz de entregar. E lembre-se: procure sempre manter um equilíbrio entre qualidade de som e preço. Nesse caso em particular, o barato sai caro em 99% dos casos.

Uma caneta para anotações (e apontamentos)

cambiano_1

Esse é um item que, definitivamente, não pode faltar na sua mochila. Tudo bem, não utilizamos tanto quanto no passado, mas eu tenho quase certeza que, pelo menos uma vez por semana, precisamos de uma caneta, mesmo que seja para assinar o recibo de entrega do nosso novo gadget. Se você está procurando algo com alta tecnologia, e que funcione com o papel e com o seu tablet, o Inkless Metal Pen pode ser a sua escolha.

Mas… e o notebook/ultrabook? Não entra na mochila?

Esse é um ponto crucial. Pensando no perfil de uso de gadgets do momento, acredito que o notebook/ultrabook não é mais um gadget indispensável para todos. Eu entendo que, para muita gente, um computador portátil é mais do que obrigatório, principalmente para as atividades profissionais. Eu mesmo, como blogueiro/produtor de conteúdo necessito ter o meu ultrabook na mochila.

Porém, a maioria dos usuários casuais podem simplesmente deixar de lado esse peso que, em alguns casos, é demasiado (alguns notebooks podem pesar mais de 2 kg). Para muita gente, os smartphones e tablets atuais podem suprir as funções dos computadores.