topo-especial-gadgeets

Ainda que às vezes exista a impressão de que tudo já foi inventado, e que pouco as coisas vão evoluir daqui para frente, a verdade é que hoje em dia podemos encontrar um monte de coisas que há 10 anos elas sequer eram sonhadas. Alguns gadgets são mais do que o fruto da evolução de grandes gadgets de gerações anteriores, mas que mudaram de forma assustados. Desde lâmpadas inteligentes até relógios que nos mostram a previsão do tempo, nos últimos anos, nossa vida se encheu de gadgets fantásticos, e estes são alguns que mais marcaram as nossas vidas.

 

Smartwatches

pebble-steel-real

Os smartwatches ainda não se consolidaram, mas a verdade é que eles estão levantando muitas expectativas, se posicionando como o gadget estrela dos próximos anos. Hoje, apenas o Pebble tem a honra de poder dizer que deram certo nesse segmento, enquanto que a Google e o Android Wear se preparam para chegar nos próximos meses.

Ainda que Apple e Microsoft não tenham mostrado nada ainda, todos nós sabemos que em seus laboratórios já são testados seus produtos, que não devem demorar muito mais para serem anunciados.

 

Tablets

tablets-ipad

O protótipo de tablet moderno é o iPad, apresentado em 2010. Na época, recebeu uma montanha de críticas de parte dos seus usuários e imprensa especializada, por mais parecer um iPod com tela gigante do que um computador simplificado. Mas a realidade é que o tempo terminou dando razão para a visão de Steve Jobs para o produto.

Hoje, os fabricantes apostam muito mais nos tablets do que nos computadores tradicionais, e deixam isso claro com estratégias muito arriscadas, como a que oferece a Intel ao oferecer os seus processadores a preços ridículos, apenas para aumentar a sua cota de mercado.

 

Centrais multimídia

wd-tv

Muitas coisas mudaram no modo em que consumimos conteúdos. A linha que separava o que vemos e o que escutamos foi eliminada, e na maioria dos casos já nem precisamos adquirir meios físicos para escutar as nossas músicas favoritas, ou ver o filme que todos estão comentando.

Isso é possível graças às centrais multimídia atuais, muitos dos quais funcionam de modo que nos permite visualizar quase que instantaneamente o que queremos. Existem centrais de todos os tipos e orientadas para todos os gostos, desde aquelas pensadas no armazenamento em disco rígidos, até aqueles que são criados pela própria comunidade, como Raspberry Pi + XBMC.

No final das contas, o que mais importa não é o modelo específico, mas sim a diversidade de equipamentos que podemos encontrar, e que praticamente podem atender as necessidades de todos.

 

Lâmpadas inteligentes

lumen-bombilla-led

Ainda que o seu uso não está muito difundido hoje, as lâmpadas LED inteligentes são gadgets dos mais úteis. E que esses produtos não só permitem iluminar ou não o ambiente a partir de um smartphone, mas também podem ajudar na redução do consumo energético, ajustando a quantidade de luz emitida para cada cômodo.

Mesmo que com custos elevados no momento, essas lâmpadas LED tendem a durar muito mais que as convencionais, o que as transforma em um investimento que se paga. Além disso, se você gosta de uma diversão, muitas lâmpadas inteligentes contam com opções de sincronização com a música do seu smartphone, podendo ambientar as suas pequenas festas.

 

TVs inteligentes

lg-webos-smart-tv

Ficou no passado o tempo que nossas TVs exibiam meia dúzia de canais (ou um pouco a mais, quando temos um serviço de TV paga). Agora, podemos acessar praticamente qualquer canal de qualquer parte do planeta, ou ver vídeos em alta definição de nossos televisores inteligentes, e se nada disso te convencer, você ainda pode acessar serviços como Netflix ou YouTube, e escolher entre um catálogo com infinitas opções.

Como se tudo isso fosse pouco, os últimos sistemas de TV inteligente incluem funções avançadas, que permitem utilizar a TV da sala como console de videogames, ou navegador de internet. Hoje, as TVs evoluíram tanto, que se converteram em computadores complexos que, entre outras coisas, nos permite ver a programação da TV.

 

Smartphones

motog

É o centro de nossas complicadas vidas modernas. O smartphone é tudo o que a tecnologia do futuro sempre prometeu que seria. Desde informar a previsão do tempo, até permitir a comunicação em tempo real com qualquer outra pessoa com um smartphone em praticamente qualquer lugar do planeta. E isso, por um preço muito baixo.

O smartphone moderno conseguiu reunir em um pequeno dispositivo que cabe em nosso bolso funções avançadas, que antes eram complicadas para diversos equipamentos, como TVs, computadores, celulares, rádio, players de MP3 e outros. E isso porque eu só citei alguns deles.