IFA-Logo-2013

A IFA 2013 está cada vez mais próxima. Este é o evento de tecnologia e inovação mais importante do segundo semestre (e do continente europeu), e o TargetHD está pronto para contar as principais novidades do evento, mesmo que seja a partir do interior do estado de São Paulo (você sabia que esse blog é produzido em Araçatuba/SP?). Mas… o que podemos esperar da IFA 2013?

Muitas das surpresas preparadas pelos fabricantes já são conhecidas por aqueles que acompanham mais de perto o mundo da tecnologia, e esse post serve para fazer uma revisão das novidades que serão apresentadas no evento. A edição 2013 parecer ser uma das mais importantes dos últimos anos, onde múltiplos lançamentos e tecnologias inovadoras devem aparecer.

Samsung Galaxy Note III

A Samsung vai aproveitar o seu keynote do dia 5 de setembro para apresentar o novo Galaxy Note III, um dispositivo com especificações técnicas consideradas monstruosas, com um desempenho cada vez mais próximo dos ultrabooks, mas com interação concentrada em uma tela de 5.7 polegadas.

Os phablets estão se transformando em um grande sucesso de vendas. A prova disso é que praticamente todas as principais marcas do mercado (exceto a Nokia – que dizem estar preparando um modelo de grandes dimensões para o final do ano) contam com um produto desses no mercado, ou pensam em lançar um produto com essas características. A Samsung foi a primeira a se lançar nesse segmento, e volta a apostar em um produto que, provavelmente, vai se transformar no mais vendido do mercado.

Samsung Galaxy Gear

Outra novidade confirmada pela Samsung é o seu relógio inteligente Galaxy Gear. Pouco sabemos sobre esse produto, que chegará ao mercado com o objetivo de acompanhar os smartphones na tendência de ser um dispositivo independente. A tarefa é considerada complicada, mas a Samsung quer mostrar ao mundo que um smartwatch pode ser bem mais do que um acessório para o nosso atual smartphone.

A guerra dos relógios inteligentes só está começando. Samsung e Sony – e, mais tarde, a Apple – vão brigar por esse emergente segmento de mercado em um futuro não muito distante.

Sony Xperia Z1 (ou Honami)

O novo smartphone da Sony, conhecido pelo nome de código Honami, é o sucessor natural do Sony Xperia Z. Particularmente, tenho que reconhecer que o Xperia Z já me chamava a atenção, e o Xperia Z1 promete impressionar ainda mais.

Das principais características do Sony Xperia Z1, vale a pena destacar a sua câmera de 20.7 megapixels. Lançado para brigar de frente com outros dispositivos com incríveis câmeras, como é o caso do Nokia Lumia 1020, o modelo da Sony conta com a vantagem de ser um dispositivo incrível, fino, sem protuberâncias na região da lente, e resistente à água e poeira. Tem tudo para ser eleito o melhor smartphone da IFA 2013.

E isso porque não estou falando do relógio inteligente da Sony, que não está confirmado para o evento de Berlim (Alemanha), mas que está com o lançamento programado para a segunda semana do mês de setembro.

Intel Haswell

A Intel terá uma grande área de exposições na IFA 2013, onde vai apresentar a sua nova geração de processadores para os equipamentos mais potentes. Provavelmente voltaremos a ver o Intel North Cape, um protótipo de ultrabook desenvolvido pela empresa, que tem por objetivo atender as inovações dos fabricantes de hardware.

Conversíveis da Lenovo

Pouco sabemos o que a Lenovo vai apresentar, mas de acordo com a diretora comercial da empresa na Espanha, em ciclos trimestrais, eles vão lançar novos produtos. Ou seja, provavelmente uma nova linha de dispositivos conversíveis da família Yoga com Windows 8.1 deve ser apresentada no evento.

Também não excluímos a possibilidade de um novo smartphone da Lenovo com Windows Phone 8 ou Android ser anunciado durante a IFA 2013.

A invasão dos televisores 4K

Se existe uma coisa que pode ser considerada como certa é a apresentação de novos modelos de televisores com a resolução 4K, com várias marcas apresentando suas opções. Fabricantes como Samsung, Sony, Toshiba ou Philips apresentarão suas opções, que devem chegar ao mercado (em países selecionados) até o Natal de 2013.

Vamos ver as surpresas que esses fabricantes nos reservam. Hoje, quem reina na tecnologia 4K é a Sony, com a sua nova geração de televisores com a tecnologia Triluminos. Uma das novidades mais importantes nesse segmento pode vir pelas mãos da Philips, que apresentará novas TVs 4K com uma grande atualização de sua tecnologia Ambilight, capaz de projetar as cores reproduzidas na tela ao redor da TV.