ces

Ano novo, e você já sabe o que isso significa: o início do ano para o mundo da tecnologia. Janeiro é sinônimo de CES, e a cidade de Las Vegas mais uma vez recebe um dos principais eventos de tecnologia do planeta.

Durante uma semana, vamos compartilhar com vocês as novidades da CES 2015. E esse post tem como objetivo revisar tudo o que podemos esperar do evento.

 

Smartphones, é claro

galaxy_s6_no

Os reis indiscutíveis da eletrônica de consumo a algum tempo. Mesmo tendo o seu evento principal (Mobile World Congress de Barcelona), a tendência dos fabricantes nos últimos anos é antecipar alguns dos seus lançamentos na CES.

Em alguns casos, eventos próprios antes ou depois da MWC acontecem, e eventos como a IFA (no segundo semestre) e a CES são candidatos a receberem produtos onde poucos fabricantes podem ficar um ciclo de 12 meses sem apresentar novidades.

Nesta CES 2015, dois rumores relacionados com grandes dispositivos animam os blogs e sites especializados, onde os protagonistas são a Samsung e a HTC. A primeira pode apresentar o Galaxy S6 (ou não, pois não teremos um Samsung Unpacked na semana que vem). Porém, seu lançamento pode estar mais próximo do que a gente imagina. Fiquemos atentos.

Outro modelo muito esperado é o sucessor do HTC One (M8). O Hima (nome de código) esteve na lista dos candidatos à apresentação na CES, mas parece que o mesmo terá um evento próprio antes da MWC, tal como aconteceu com o M8 em 2014. Mas a HTC não ficará quieta, e vai apresentar smartphones em Las Vegas: os novos modelos da linha Desire de entrada e média serão anunciados na CES.

A terceira gigante do setor mobile que pode oferecer surpresas em Las Vegas é a Sony. Um Xperia Z4 não seria algo tão absurdo, enquanto que outras linhas da empresa – que já foram importantes em eventos anteriores nos EUA – passam para um segundo plano.

A ASUS deve apresentar os seus novos ZenPhones, oferecendo produtos de entrada e linha média, que podem ser anunciados meses antes da MWC 2015.

Por fim, temos a LG, que pode apresentar o LG G Flex 2, ou simplesmente abandoná-lo de vez (ou até mesmo adiar o anúncio para apresentar um produto mais completo… tudo é possível).

 

Tecnologia vestível, e aos montes

650_1000_samsung-gear-vr

Apesar de não esperar grandes novidades entre os novos smartwatches dos grandes fabricantes, os wearables estarão presentes na CES 2015, com muita presença de marcas mais desconhecidas (a maioria da Ásia), que vão se encarregar de abastecer a feira com novos modelos.

Quantificadores e relógios com Android Wear com formatos dos mais diferentes vão disputar um protagonismo no segmento com a realidade virtual e aumentada (Sony e Samsung serão as grandes rivais nesse último item).

 

Casa e carro conectado: uma tendência da CES 2015

650_1000_iot

Se no passado foi o 3D, e em 2014 foram as telas curvas ou a resolução 4K nas TVs, a CES 2015 será polarizada pela Internet das Coisas. A casa e o carro conectado serão protagonistas em Las Vegas, não tanto pelos grandes anúncios, mas pelas empresas envolvidas e soluções apresentadas. A Samsung vai centrar parte do seu evento para essa finalidade.

Não teremos lançamentos no mesmo volume da IFA, mas certamente veremos novidades na linha branca, com a conectividade como principal destaque. Mais NFC e possibilidades de interação com o smartphone também são itens esperados.

Também serão anunciados na CES grandes acordos no âmbito de sistemas operacionais e tecnologias automotivas que melhorem a segurança em bordo, como a condução autônoma, onde a LG já confirmou sua parceria com a Mercedes. E a BWM vai mostrar o seu sistema de estacionamento autônomo que é gerenciado pelo smartphone.

Imagem e som

lg-webos

As TVs sempre foram muito importantes na CES, e em 2015, com o 4K mais presente na vida dos consumidores, os principais fabricantes do setor devem apresentar novidades.

LG e Samsung seguem como os mais ativos do evento nesse segmento, ao lado da Sony. Muitos modelos com resolução UHD estarão presentes, mas dessa vez com mais ênfase na qualidade das telas.

Veremos produtos com a tecnologia OLED e a que a LG denominou como Quantum Dot, com uma esperada melhoria na cor que apoia o aumento da resolução das telas. Sem ser exatamente o mesmo, a Samsung também trabalha em um sistema similar.

A LG deve apresentar novidades com o WebOS 2.0, que promete ser mais rápido, confiável e com melhor ecossistema. E a Samsung anunciou que vai integrar o Tizen nas suas Smart TVs.

650_1000_15983666299_a1138b4958_z

E como aconteceu nas edições anteriores, a fotografia também terá o seu destaque: Panasonic, Sony, Canon, Nikon e até a Samsung devem apresentar as novidades fotográficas que veremos nas lojas ao longo de 2015.