berlin-IFA

Nessa semana, acontece em Berlim (Alemanha) a IFA 2014, uma das feiras de tecnologia mais importantes e populares do planeta. O cenário é utilizado pelos fabricantes para apresentar as novidades do setor, que chegarão ao mercado nos próximos meses.

A IFA 2014 promete ser uma das mais movimentadas dos últimos anos. Os vazamentos não param de chegar, e parece que todos precisam mostrar alguma coisa. Se a CES 2014 de janeiro parecia voltar suas atenções para as TVs, ao que tudo indica, os wearables serão os grandes protagonistas do evento dessa semana. Os vazamentos evidenciam isso. Mais: alguns anúncios acontecendo antes da IFA confirmam que a competição será acirrada nesse aspecto.

Nesse post, vamos resumir o que esperamos da IFA 2014.

 

Wearables (os prováveis protagonistas)

g-watch-r

Uma vez que o Android Wear se mostrou suficientemente maduro para ser implementado pelos fabricantes, vemos como o volume de lançamentos de smartwatches aumentou consideravelmente. No começo de 2014, muitos estavam receosos em apostar nesse segmento.

Na semana passada, a LG se antecipou e apresentou o G Watch R, e a Samsung o Gear S. No caso da LG, pouco foi mostrado. Na verdade, eles mostraram aquilo que eles queriam que fosse visto pela concorrência. Já a Samsung certamente guarda algo na manga – quem sabe um relógio com tela arredondada, para competir com os modelos da Motorola e LG.

Com alguma sorte, a Motorola apresenta nessa semana o muito esperado Moto 360. Além disso, empresas como Asus e Huawei devem apresentar seus modelos, e a LG pode lançar a sua terceira geração de relógios inteligentes. Talvez alguns fabricantes apareçam para nos surpreender, como a Xiaomi.

 

Phablets e smartphones de grandes dimensões

IMG_5647-e1351372011972

Com o sucesso do Galaxy Note, a Smasung criou um anova moda. A maioria dos fabricantes apresentaram dois smartphones top de linha por ano, com diferentes tamanhos (um deles particularmente grande). A IFA 2014 certamente verá o Galaxy Note 4, além de outros modelos avançados da concorrência.

A Motorola é uma das fabricantes que gera hype para o evento desse ano. É esperado que as atualizações dos modelos Moto X e Moto G sejam anunciados. A Sony também promete apresentar um novo modelo top de sua linha Xperia.

Provavelmente muitos outros fabricantes devem apresentar outros dispositivos menos potentes, destinado ao segmento de linha média ou phablets. Quem sabe novidades da LG, Huawei e (Nokia) Microsoft serão reveladas na IFA.

 

Tablets e Ultrabooks

lenovo-mix

Provavelmente veremos um amplo desfile de tablets, ultrabooks e dispositivos que ficam no meio do caminho entre os dois. A Asus é uma das empresas que mais exploram esse nicho, mas podemos ver a Samsung apresentando novos notebooks (principalmente).

A Sony deve apresentar o novo Xperia Z3 Tablet Compact, um portátil que a empresa deseja que assuma o protagonismo nos tablets. A Lenovo também foi vítima de vazamentos recentes, como os modelos Lenovo Mix 3 e Yoga Pro, que certamente serão vistos em Berlim.

 

Televisores e outros gadgets

Panasonic-TX-L65WT600E-angle-4K

Com o arsenal de televisores apresentados na CES 2014 em janeiro, muito provavelmente não veremos muitos anúncios na IFA. A LG parece ter preparado uma TV 4K com tecnologia OLED, mas todos esperam ver para crer se essa tela é boa ou não. Também veremos wearables atípicos e outros gadgets das mais diferentes propostas. Por exemplo, a Samsung já tem algum tempo de trabalho nos seus óculos de realidade aumentada, e a IFA é um excelente local para apresentar essa proposta ao mundo.