Aconteceu hoje (24), em São Paulo, o evento de lançamento da nova linha de TVs Cinema 3D Smart TV da LG. Essas novas TVs foram apresentadas durante a LG Digital Experience 2012, causando excelentes impressões na época. Agora, os novos modelos estão disponíveis no mercado brasileiro, e mostra algumas das mais avançadas tecnologias de entretenimento para o usuário doméstico.

A nova linha está focada no desempenho e na variedade de recursos empregados, oferecendo um leque muito grande de opções para que o usuário extraia o melhor em termos de conteúdo e funcionalidades. E não apenas na parte de hardware, mas principalmente, no seu software, que foi repaginado, e conta com mais de 650 aplicativos para os modelos Smart TV LG, que complementam a experiência de uso. Abaixo, alguns dos momentos registrados no evento.

O primeiro destaque da nova linha Cinema 3D Smart TV da LG é a sua espessura. Com apenas 1 mm de espessura total, ela é perfeita para atender as necessidades dos usuários mais modernos, que querem instalar as suas TVs na parede. Como você pode ver, os fios ficam todos acomodados entre a parede e o televisor, e praticamente ficam todos escondidos dentro do suporte de instalação. E mesmo para aqueles usuários que vão posicionar a TV em um móvel específico para o produto, ele otimiza espaço para o posicionamento de outros produtos, como um receptor de TV por assinatura ou um videogame. Sendo mais fina, ela se integra melhor ao ambiente onde está instalada. Aliás, ficaria perfeita na sala da minha casa (#ficadica, LG!).

Para a demonstração do 3D, a LG utilizou basicamente os vídeos do Carnaval gravados originalmente pela Rede Globo já no formato em 3D (na época, a NET exibiu o evento em três dimensões), além de vídeos pré-gravados de demonstração, produzidos pela própria LG. E talvez eu não consiga passar no texto a real impressão que você pode ter ao ver o produto ao vivo. E, realmente, o 3D das novas Smart TVs da LG é simplesmente impressionante! Sem exageros, o nível de imersão apresentado é único, e você pode ver todos os elementos em diferentes planos de forma nítida, sem distorções ou deformações, com cores vivas, e o mais importante: sem causar o cansaço visual depois de várias horas de uso. Posso dizer que é hoje a melhor experiência de 3D que você pode ter. E recomendo que, agora que a TV está no mercado brasileiro, que procure um ponto de venda e veja a demonstração com os seus próprios olhos.

Na sua parte de Smart TV, a LG conseguiu estabelecer um design bem interessante, com ícones de fácil identificação visual, e uma navegação simples e objetiva, com os aplicativos separados por categorias, e uma aba específica para os apps já instalados na TV. Tal navegação se torna ainda mais prática e intuitiva com a Magic Remote, que mostro mais para frente nesse post.

O produto possui diversos tipos de conexões. São pelo menos quatro portas HDMI para você instalar os seus dispositivos compatíveis com imagens em alta definição, como videogames, blu-ray players e receptores de TV por assinatura. É claro que não ficaram de fora as portas USB para dispositivos como pendrives e HDs externos, porta AV, vídeo componente, entre outras portas de entrada.

A nova linha de TVs Cinema 3D Smart TV da LG também conta com o recurso Dual Play, pensada nos gamers.

O recurso já foi visto em modelos de outros fabricantes, mas a diferença é que no caso da LG, o Dual Play estará presente em alguns modelos mais novos de Smart TVs da empresa (alguns da linha 2012). Ele basicamente resolve o problema de telas divididas em jogos, pois exibe telas diferentes de ação do jogo para diferentes jogadores.

É bem simples. Na demonstração, foi utilizado o jogo Forza Motorsport 4 para Xbox 360, onde cada jogador precisa usar um óculos com a função Dual Play, correspondente ao joystick que está utilizando naquele momento. Uma vez escolhido qual o controle que vai utilizar, o jogador verá na tela apenas o seu carro, tendo apenas uma leve (quase imperceptível) sombra do carro adversário.

O resultado dessa projeção é muito bom. Para quem está usando os óculos do jogo, a imagem é integral, sem distorções. Para quem não está usando os óculos, verá um mix das duas imagens exibidas. Mas tudo funciona sem problemas. Todos os modelos da nova linha de Smart TVs 2012 da LG contarão com o recurso, e a maioria dos modelos já incluem dois óculos Dual Play no kit de compra (o único modelo onde o usuário precisa comprar os óculos em separado é o LM6400, o mais básico).

Outro recurso interessante é o comando de voz para interação social. A maioria das pessoas assistem TV twittando ou enviando as atualizações no Facebook. Se tornou uma prática que até mesmo os canais de TV incentivam, pois é um claro termômetro daquilo que as pessoas estão assistindo naquele momento. Pois bem, a LG decidiu incluir um recurso onde você pode atualizar o seu Twitter ditando a frase a ser twittada, que a TV vai reconhecer a frase, convertê-la para o formato texto, e se tudo estiver correto, enviar a frase para a sua timeline. Tudo isso é feito através da Magic Remote. Na demonstração realizada por Rosana Jatobá no evento, o recurso não rolou na primeira tentativa, mas acredito que era por causa do alto nível de ruído no recinto (a.k.a. um monte de gente falando). Em testes realizados em um ambiente mais silencioso, o recurso funcionou com um nível de acerto muito alto.

Aliás, a Magic Remote é outro importante destaque do produto. O controle é bem completo, com um microfone integrado para os comandos de voz, um grande direcional para navegação, e um sistema de apontamento intuitivo, no estilo do que encontramos no Nintendo Wii. A sensibilidade desse apontamento é alta, mas pode ser calibrada, de acordo com a necessidade do usuário. Tudo pensado na praticidade do usuário, e tornando o uso do produto o mais acessível possível para os usuários que não possuem tanta habilidade com esses dispositivos eletrônicos.

O Magic Remote conta com botões especiais para acessar o My Apps e os recursos em 3D, dispensando assim a necessidade de acessar o menu geral do aparelho, facilitando o acesso aos recursos citados.

O design do Magic Remote também é um destaque a parte. Em forma de “chifre”, ele é ergonômico, com ótima pegada. Segue o estilo de inovação que a TV propõe.

Por fim, a nova linha de TVs Smart TV 3D da LG está oficialmente apresentada. Os novos modelos já estão no mercado, com preços que variam entre R$ 3.699 (LM6400, de 42 polegadas) até R$ 10.999 (LM9600, de 55 polegadas). Ainda hoje, publicaremos mais detalhes técnicos sobre os produtos lançados no TargetHD. Fiquem ligados!