linux-distros

Faz MUITO tempo que eu não escrevo sobre o Linux aqui no TargetHD. Mas como preciso de pautas especiais de final de ano, e particularmente estou de bom humor, aproveite bem essa oportunidade, ok? Mas… fato é que uma das opções mais eficazes para transformar um velho computador em algo que seja novamente útil para a sociedade é a instalação de uma distribuição Linux, que seja leve e gratuita. Eu mesmo já precisei fazer isso (até mesmo para escrever no blog), e nesse post, vou compartilhar com os leitores algumas opções que considero interessantes.

Com o passar do tempo, muitos usuários acumulam velhos desktops e notebooks em casa ou no escritório. Produtos que foram substituídos por modelos mais completos. Porém, a potência do hardware considerado como “velho” para alguns ainda é mais do que suficiente para muitos realizarem tarefas básicas no equipamento: navegar na internet, utilizar pacotes de escritório ou a utilização de armazenamento e/ou reprodução de arquivos multimídia.

Existe uma série de distribuições Linux que são leves e funcionais, pois foram especialmente criadas para contar com os requisitos mais baixos possíveis, oferecendo assim uma experiência de uso próxima ao de um computador moderno. Essas distribuições são gratuitas e simples e de instalar (algo que é uma vitória em se tratando de Linux), sem exigir conhecimentos avançados, e qualquer pessoa pode fazer o download de uma dessas versões para reciclar o seu computador antigo. Seja para o uso próprio, seja para repasar para um parente ou amigo, seja para doar para alguém que está precisando de um computador, ou para uma instituição que vai aproveitá-lo de alguma forma.

Peppermint

peppermint

Esta simples distribuição possui recursos para centrar o seu uso a partir de aplicativos wbe. É um conceito parecido com o do Chrome OS, mas sem ter a dependência extrema de uma conexão à internet. O Peppermint utiliza LXDE como entorno de escritório, e inclui como padrão o software Ice, para criar acessos diretos aos aplicativos web. Basicamente, é um Lubuntu (baseada no Ubuntu) modificado, com um foco para esse tipo de aplicativos.

Download: clique aqui.

Puppy Linux

puppylinux

Um sistema operacional inteiro em menos de 100 MB? É possível! Eu também duvidava disso, mas eu cheguei a testar o Puppy Linux, que pode ser utilizado de forma plena e funcional a partir de um CD ou um pendrive. A distribuição funciona completamente na memória RAM, dispensando a instalação no disco rígido. A melhor parte: apenas 256 MB de RAM são necessárias para o seu funcionamento, em qualquer computador.

Download: clique aqui.

VectorLinux

vectorlinux

O Vector Linux é promovido através de três características essenciais (para eles): velocidade, desempenho e estabilidade. Essa leve distribuição Linux poderá reviver qualquer computador com processador Pentium II e 128 MB de RAM, transformando assim o velho PC em algo mais utilizável. O instalador da distribuição requer 3.4 GB de dados do disco rígido, e é uma das melhores opções que você deve considerar.

Download: clique aqui.

Damn Small Linux

damnsmalllinux

Entre as distribuições Linux mais leves, o Damn Small Linux é a que menos exige recursos. Em 50 MB, com requerimento mínimo de 16 MB de RAM (o 128 MB, se queremos utilizar o sistema diretamente a partir da memória), é possível atender várias necessidades da maioria dos usuários de entrada. Inclui em seu pequeno tamanho um navegador web, uma suíte de escritório, programas de chat e reprodução multimídia, e até jogos.

Download: clique aqui.

Xubuntu

xubuntu

Esta distribuição baseada no popular Ubuntu é a “menos leve” dessa lista, mas tem a vantagem de justamente ser baseada no Ubuntu e, por sua vez, no Debian, sendo compatível então com os aplicativos de duas das mais populares distribuições do universo Linux. Utiliza o Xfce, que é uma alternativa mais leve que a GNOME, e que integra a interface Unity. Com o Xubuntu, podemos contar com a disponibilidade de um software moderno, e é utilizado por milhões. Basta ter 512 MB de RAM livres no seu computador.

Download: clique aqui.