PlayStation-4-officialO produto está na boca de todo mundo, para o bem ou para o mal. Durante as últimas semanas, o PlayStation 4 se transformou no protagonista dos blogs e sites especializados, e só nessa semana ele iniciou a sua pré-venda no Brasil. A espera não vai durar muito, logo, esse post tem como objetivo preparar os gamers mais desesperados, oferecendo dez detalhes sobre o novo console que (muito provavelmente) você não conhece. 

Quero diz, você pode até conhecer. Mas tem gente que não conhece. Logo, o post tem a sua validade.

1. O PS4 possui um “party chat” que pode ser, literalmente, uma festa

As limitações de chat do passado não vão se repetir no novo PlayStation 4. O novo console da Sony possui um sistema de conversação entre os usuários 100% independente dos jogos em execução, de modo que até oito pessoas possam conversar entre si, jogando o mesmo jogo ou títulos diferentes, de modo que será possível alternar entre os jogos sem abandonar a conversa. Mais: até os usuários do Vita poderão participar desse modo de chat.

Mas se o limite de oito pessoas te parece insuficiente, é possível colocar vários dos seus 2 mil amigos registrados, permitindo que eles participem de outras conversas. Por outro lado, os jogadores mais ávidos podem se transformar em agentes duplos, espiando as conversas de um time para compartilhar suas estratégias com os inimigos. Logo, esse recurso deve receber modificações no futuro.

2. Suas seções de jogos compartilhados tem uma carta de ajuste durante a pausa

carta-de-ajuste

O PlayStation 4 mostrará uma peculiar carta de ajuste, sempre quando o jogador pausar a sua seção de jogos compartilhados. Para acionar esse recurso, tudo o que o jogador precisa fazer é pressionar o botão “PlayStation” para voltar para a interface principal do console, que automaticamente vai bloquear a transmissão de conteúdo para outros jogadores.

Os contatos que estiverem conectados ao seu streaming encontrarão a carta de ajuste, com um triângulo, um X e/ou um O girando na tela no modo de entretenimento. Enquanto isso, o jogador que pausou a sua transmissão verá um indicador permanente na interface, lembrando que há uma seção de streaming interrompida.

3. Você só pode usar a sua foto real se conectar o seu perfil com a sua conta do Facebook

A integração das contas do PSN com o Facebook vai acontecer, mas um detalhe importante que pouca gente conhece é que a conexão com a rede social de Mark Zuckerberg foi a forma escolhida pela Sony para você colocar o seu rosto na PSN.

Apesar da câmera PS4 Eye servir bem para isso, a Sony só permitirá a integração com a conta do Facebook para a publicação de fotos reais na PSN. Se você não tem uma conta no Facebook, você pode escolher um dos avatares oferecidos pela Sony.

4. Seu nome real nunca aparecerá como padrão

Se falamos de redes sociais, é inevitável falar também de privacidade. Para se prevenir de eventuais problemas nesse aspecto, a Sony decidiu que o seu console nunca vai mostrar o seu nome real de modo padrão. Mesmo tendo a possibilidade de identificar os usuários da PSN pelo nome real (e essa é uma das grandes novidades do PS4, segundo a Sony), as listas de amigos da PSN só mostrará os apelidos de suas respectivas contas.

Para ver os nomes dos contatos será necessário mudar as opções, e solicitar para cada um de seus contatos o direito a visualizar o nome. Ou seja, não adianta buscar os seus amigos pelo nome. Você terá que pedir o apelido (ou o nickname) para poder encontrá-lo na PSN.

5. Você pode voltar para o seu último aplicativo acessado, pressionando duas vezes o botão Home

home

No lugar de vários comandos para voltar ao último aplicativo acessado, tudo o que você precisa fazer é dar dois toques rápidos no botão Home para pausar o jogo e lançar automaticamente o último aplicativo usado pelo usuário, permitindo dessa forma alternar entre aplicativos quase que da mesma forma que alguém utiliza o Alt+Tab no PC.

6. “Jogar como convidado” vai te permitir acessar ao seu conteúdo na PSN a partir de qualquer console, e sem deixar rastros de sua presença

O sistema de busca de conteúdo virtual em qualquer console da Sony não é tão completo como o que temos no Xbox One (que inclusive chega a associar a sua configuração do sistema ao seu Gamertag), mas ao menos o seu ID da PSN possui agora uma função que não existe no console da Microsoft: os seus dados são apagados automaticamente quando você faz o logout no console do alheio.

Uma vez que você abandona o seu perfil, automaticamente os dados de cartão de crédito e até mesmo o seu próprio ID são eliminados da máquina que você utilizou para se conectar como convidado, sem medo (na teoria) que os seus dados caiam nas mãos dos seus amigos mais inconsequentes (e que, na verdade, não são seus amigos, pois podem te ferrar a qualquer momento).

7. Os troféus do PS3 e PS Vita serão exibidos junto com os troféus do PS4

A sala de troféus do PS4 ficará enriquecida, ao refletir os troféus obtidos pelo usuário do PS3 e do PS Vita, assim como um medidor que vai indicar o grau de êxito de suas conquistas, baseando-se nos números de usuários de todo o mundo que também registram as suas marcas.

8. Você poderá acessar a sua conta do PSN com o seu rosto

ps4eye

A Sony deu uma tarefa muito importante para o PS4 Eye: permitir ao usuário o manejo do seu console através do reconhecimento óptico e comandos de voz. De forma mais concreta, você pode se comunicar com o console diretamente, dando comandos para encerrar o sistema ou até mesmo inciar jogos, evitando a navegação manual entre os menus.

Da mesma forma, a câmera do PS4 Eye estará integrada no sistema de forma que será possível acessar a sua conta com apenas um olhar para o console, sem a necessidade de buscar o seu perfil na lista, ou introduzir o seu nome de usuário e senha.

9. A PlayStation Store foi ordenada para seres humanos (estou falando sério)

A maioria das pessoas que eu conheço acham a PlayStation Store para o PS3 um grande desastre. É, e continua sendo, de forma inexplicável. Custa imaginar como a Sony pode conceber uma interface mais equivocada e, em alguns casos, incoerente. Porém, a loja online do PS4 está muito melhor organizada.

Os jogos estão ordenados em categorias, como grandes lançamentos ou títulos independentes. Inclusive os jogos atualizáveis do PS3 para o PS4, em uma categoria em separado, uma vez que a Sony não quer perder a oportunidade de seduzir os jogadores que querem aproveitar da sua biblioteca de jogos com todas as melhorias que podem oferecer as suas versões atuais para a nova geração do console.

10. Você pode recarregar os dispositivos USB com o console desligado

usb-ds4

A Sony tornou esse aspecto algo muito mais simples no PS4, permitindo que os dispositivos USB possam ser recarregados mesmo quando o console estiver desligado. É um pequeno detalhe que faz toda a diferença.