digital-life

Prever como será a tecnologia em 30, 50 ou 100 anos é algo quase impossível. Uma década, porém, é algo bem aceitável. É possível levantar algumas teses sem ter medo de errar em tudo. E foi justamente isso que tentou a Pew Research Center, uma das instituições que mais investem nas pesquisas sobre a evolução da internet e o seu impacto na sociedade. Eles questionaram a 2.551 especialistas mundias por suas previsões digitais em 2025. E esse post comenta as conclusões desse estudo.

A Pew realizou o estudo entre novembro de 2013 e janeiro de 2014. Na longa lista de especialistas consultados, temos engenheiros, cientistas, empreendedores, sociólogos e jornalistas. Todos com anos de experiência em suas atividades. Entre os nomes, temos desde Vint Cerf, um dos “pais” da internet – hoje, vice-presidente da Google -, até Marc Rotenberg, presidente da Electronic Privacy Information Center.

O estudo foi dividido em 15 grandes previsões ou teses, que em comum, possuem algum dos quatro elementos a seguir.

1. A internet das coisas será uma realidade

Em 11 anos, viveremos em uma contínua rede de sensores, câmeras, software, base de dados e cetros de dados massivos, todos interconectados e, por sua vez, conectados à internet. É o que até agora chamamos de Internet das Coisas, mas que em 2025, será uma realidade plena. A comunicação será mais instantânea que nunca, estaremos mais informados que nunca, e as relações serão mais globais (e superficiais, talvez) do que nunca.

2. Teremos a realidade aumentada de verdade

É uma tendência que agora está começando, mas que segundo a Pew, estará plenamente instaurada em 2025. O mundo aumentado, com informações e dados que serão apresentados em dispositivos que levaremos conosco (óculos, relógios, implantes de sensores, etc), que será algo mais comum e avançado do que é hoje em dia. Os gadgets vestíveis, ao que parece, vieram para ficar.

3. Maior impacto político, e mais revoltas sociais

A tecnologia e a internet facilitaram as mudanças sociais e políticas nos últimos anos. E isso vai continuar. De acordo com o estudo, em 2025, a internet dará a um maior número de pessoas a educação, a informação e a conectividade. Isso vai resultar em mudanças sociais e políticas em muitos países emergentes. Vai reduzir o conceito de fronteiras tradicionais, e surgirá um novo conceito de “nação”, baseado em pessoas que compartilham interesses e objetivos comuns. Com isso, teremos mais mudanças.

4. Aumentarão os problemas de segurança e privacidade

A vida digital em 2025 terá vantagens, mas também muitas desvantagens. Segundo o estudo, veremos um aumento na brecha entre aqueles que podem ter acesso à dita sociedade digital, e aqueles que não podem ter esse acesso. Haverá maior instabilidade e possível violência, mas também novos problemas de segurança e privacidade relacionadas com a plena digitalização. A privacidade será algo que só alguns poucos (com muito dinheiro) poderão se dar ao luxo de ter.

Você pode ler o estudo da Pew Research e suas previsões clicando aqui.