como-limpar-monitor

A tela é um dos elementos que ficam sujos em nosso computador com maior facilidade. Aprender como limpar o monitor, quais materiais convém usar e a maneira mais eficiente de deixar o monitor como novo são informações úteis para a sua vida de usuário de tecnologia.

Antigamente, quando a maioria dos computadores contavam com monitores do tipo CRT (ou monitores de tubo, como preferir), não era tão necessário ter tantos cuidados com a limpeza do monitor. Mas agora, com as telas de LCD, LED ou plasma, é necessário utilizar materiais específicos, e seguir uma série de passos bem mais delicados.

Mesmo assim, limpar o monitor do seu computador é algo muito simples, que requer alguns materiais básicos. Logo, é uma tarefa que você deve ter como rotina regular para a boa conservação do seu equipamento.

Conselhos para manter o seu monitor limpo

– Evite ficar tocando na tela com os seus dedos (que em 90% dos casos, estão sujos). Ainda que você lave as mãos com frequência, a pele naturalmente tem uma gordura que deixará marcas no seu monitor. Agora, se o seu computador tiver uma tela touchscreen, esquece: não tem jeito.
– Não exponha a sua tela a determinados ambientes, onde partículas podem grudar na tela de forma gradativa, sem que você se dê conta disso. Para explicar melhor, a cozinha é um péssimo local para trabalhar com o seu computador.
– Se você não vai utilizar o monitor por um longo período de tempo, guarde o mesmo em um local seguro, ou cubra o monitor. No caso dos notebooks, simplesmente abaixe a tampa do equipamento.

Como limpar um monitor de LCD, LED ou plasma

Para todos os tipos de tela, os passos a seguir são os mesmos:

1. Desligue o monitor
2. Com um pano macio, seco e que não solte pêlos, comece a limpar as bordas
3. Então, limpe a tela com o mesmo pano. Faça isso com suavidade, uma vez que são itens relativamente frágeis.

Uma boa opção (se você tiver uma) é utilizar uma escova específica para eliminar poeiras, para remover a camada mais grossa de sujeira.

Se o pano seco para limpar a tela não é suficiente, existe algumas alternativas que você pode tentar. Primeiro, um líquido limpador de telas, que pode ser adquirido em lojas especializadas. Mas existem algumas “receitas caseiras” que podem te ajudar, como um misturado (em partes iguais) de álcool isopropílico e água destilada, ou vinagre misturado com água destilada (também em quantidades iguais).

As soluções (sejam compradas prontas ou caseiras) devem ser aplicadas sobre o pano, e NUNCA diretamente na tela. Logo depois de limpar o monitor com o pano LEVEMENTE UMEDECIDO, utilizar outro pano SECO, para concluir a limpeza, secando o monitor.

É importante também a utilização de um pano suave, evitando o papel de cozinha ou papel higiênico, que podem danificar a superfície da tela. O pano deve estar limpo, uma vez que, se for utilizado antes, pode passar para a tela a sujeira acumulada na limpeza anterior. E aí, não vai adiantar nada o seu trabalho de limpeza.

Estamos conversados? Agora, vai limpar esse monitor, pois estou vendo que está um nojo daqui!