3487915676_4a8daacf0e_o

Em 2013, eu troquei o meu antigo notebook, que ficou comigo por pelo menos dois anos, por um modelo melhor e mais completo. As configurações técnicas eram muito boas, mas hoje eu já penso em um modelo mais potente e completo. Esse post não serve só para me inspirar, mas também para inspirar os leitores, apresentando cinco notebooks disponíveis no mercado atual que devem adiar a próxima troca por pelo menos quatro anos (por que não dobrar esse número, não é mesmo?).

 

Alienware ALW14-5002SLV (um grande desempenho)

Alienware ALW14-5002SLV

Mesmo tendo a menor tela de todas (14 polegadas, 1920 x 1080 pixels), os notebooks da linha Alienware é voltada para os gamers, que naturalmente exigem uma máquina poderosa para rodar os jogos mais complexos e pesados. O modelo conta com um processador Core i7 de quarta geração, 16 GB de RAM, 80 GB de SSD para o sistema operacional e 1 TB em HD, o que otimiza o seu desempenho para praticamente qualquer tarefa no computador.

Nos gráficos, temos uma NVIDIA GeForce GTX 765M com 2 GB de GDDR5, ideal para aplicativos gráficos e modelos em 3D. Tudo é gerenciado pelo sistema Windows 7.

 

Toshiba Qosmio X70 (uma grande quantidade de RAM)

Toshiba Qosmio X70

Com a mesma CPU do modelo anterior, o modelo da Toshiba se diferencia do portátil da Alienware em vários aspectos: unidade de Blu-ray re-gravável (BD-RE), 256 GB de SSD, gráficos NVIDIA GeForce GTX 770M com 3 GB de RAM e tela de 17.3 polegadas. Sem falar nas portas VGA e HDMI (uma de cada), esta última, com capacidade de exibição 4K Ultra HD.

O portátil da Toshiba ainda conta com monstruosos 32 GB de RAM de fábrica, teclado retroiluminado, leitor de cartões SD, alto-falantes Harman Kardon e sistema operacional Windows 8.1.

 

HP EliteBook 850 G1 (uma ampla garantia)

HP EliteBook 850 G1

É o modelo mais conservador da lista, de um fabricante que tem respeito e tradição no mercado. Já tive pelo menos um notebook da HP, e adorei o o produto. A HP oferece até três anos de garantia em alguns dos seus produtos (com um valor adicional no preço), e isso é algo que você deve considerar.

A tela de 15.6 polegadas (1920 x 1080 pixels) e  os gráficos HD Graphics 4400 poderiam colocar esse modelo em desvantagem em relação aos demais. Porém, os 16 GB de RAM, o processador Intel Core i7 4600U e os 256 GB de SSD equilibram as coisas.

 

Dell XPS 15-8947sLV (uma grande resolução de tela)

Dell XPS 15-8947sLV

Sei que a Dell comprou a Alienware, e poderia ser injusto colocar dois produtos de um mesmo dono nessa lista. Mas a elevadíssima resolução de tela desse portátil é o principal motivo para a sua presença. São 3200 x 1800 pixels em 15.6 polegada de tela. É um portátil pensado nos designers gráficos e produtores de conteúdo em vídeo.

O modelo ainda conta com 16 GB de RAM e gráficos GeForce GT 750M. Não é a melhor escolha para os fãs dos games. Por outro lado, pode ser classificado como um ultrabook, por conta dos seus dois quilos de peso, e sua unidade SSD de 512 GB.

É uma excelente opção para aqueles que contam com limites de crédito mais generosos. Ou para quem quer ter um computador com uma resolução de tela um pouco melhor que a Retina Display da Apple.

 

MacBook Pro de 15 polegadas com Retina Display (um grande sistema operacional)

macbook-pro-retina

Sim, como um usuário do Windows, um dos meus planos também é utilizar de forma mais cotidiana um segundo sistema operacional. E a opção mais óbviaé o MacBook Pro da Apple.

Suas especificações estão no mesmo nível do modelo da Dell, com uma construção muito mais sólida. Conta com um processador de 2.3 GHz, 16 GB de RAM, 512 GB de SSD e tela de 15 polegadas (2880 x 1800 pixels) com Retina Display. Vale a pena você testar o produto presencialmente (se possível), para saber se o mesmo se adapta às sua necessidades, e se você vai se adaptar à filosofia do produto (nem a distribuição das teclas do teclado são as mesmas dos computadores com Windows).

Com gráficos GeForce GT750M com 2 GB de RAM (que se ativa apenas quando for necessário), é um portátil recomendado apenas para aqueles que estão cientes que o equipamento vai atender todas as suas possibilidades de uso, com softwares equivalentes para o Mac OS X.