786754897048958122

A Google anunciou o Android L na semana passada, que só chega ao grande público no segundo semestre de 2014. A versão traz muitas novidades que já conhecemos, mas com o passar do tempo, novas funções não comentadas pela Google são descobertas. Nesse post, temos uma breve seleção das melhores.

Mas antes, é necessário ressaltar que essa ainda é uma versão Developer Preview, ou seja, essas funções podem desaparecer ou mudar de formato e comportamento na versão final.

Modo “não perturbe” para silenciar as notificações

786754897217078442

Até agora, o Android não oferecia a possibilidade de bloquear todas as notificações. Isso muda no Android L: ao abrir a tela de ajustes rápidos, há um botão que permite desativar por completo por uma hora, ou desligar completamente as notificações, até que você volte a desejar recebê-las no dispositivo.

Busca dentro de ajustes para encontrar essa função escondida

786754897333287082

A área de Ajustes possui muitas opções, mas se você não sabe o que está procurando (ou onde), encontrar o ajuste pode ser uma tarefa complicada. A partir de agora, não é mais. Os ajustes virão com uma função de busca incorporada, para que você comece a digitar um ajuste específico na tela, e o nome desse recurso aparece automaticamente nos resultados de busca.

Cálculo do tempo restante para recarga completa de bateria (ou de autonomia de uso restante)

786754897481813418

A Google prometeu muitas novas funções para gerenciamento de bateira no Android L. Uma das não mencionadas é essa: calcular quanto tempo resta para a bateria do dispositivo acabar, ou quanto tempo resta para ela se recarregar completamente. Um pequeno relógio mostra o tempo na tela bloqueada enquanto a bateria é recarregada. Em uso, nos ajustes, é possível ver o tempo estimado de uso.

Personalizar sua tela com brilho variável

786754897590000554

A função de ajuste automático de brilho de tela é muito útil para alguns, mas muito incômoda para outros. Ou você coloca o brilho automático, ou ajusta manualmente. Com o Android L, é possível ajustar o brilho em um determinado nível, mas uma vez ali, o brilho vai variar em função da luz ambiente de cada momento. Uma espécie de opção híbrida entre os dois modos atuais.

Android Beam mais fácil de usar

786774033056447817

O Android Beam é o recurso para compartilhar com outro smartphone ou tablet Android um arquivo ou um contato. Não é muito intuitivo do jeito que está hoje: é preciso abrir a foto, o contato ou arquivo a ser compartilhado, juntar os dois dispositivos e manter pressionada a tela dos dois até que a transferência comece.

Com o Android L, é possível iniciar uma transferência do Android Beam a partir da opção Compartilhar. Isso prepara o smartphone, se conecta ao outro dispositivo, e pronto. O tempo necessário para manter os dois dispositivos juntos é muito menor. Não é o ideal, mas já é uma melhora.

Exibir PDFs sem um aplicativo de terceiros

Abrir um PDF no Android quando você não tem um app dedicado ao formato instalado nativamente no dispositivo é algo realmente incômodo. O Android L inclui um leitor nativo de PDFs. Por enquanto ele não está ativado, mas na preview está, ou seja, as chances de vê-lo no próximo Android são muito grandes.

Desativar as notificações para cada app a partir de uma única tela

786774033199407689

A Google tornou mais fácil o modo de desativar as notificações dos aplicativos. Em Ajustes, se você acessar Som e Notificações>Mostrar Notificações>Notificações de apps, verá a lista de aplicativos instalados no smartphone. Ao selecionar uma, você pode ativar ou desativar as notificações. Não é algo tão diferente assim, mas é mais simples poder fazer isso de um único lugar.