Helix-2

Um conceito que vem se popularizando entre os computadores portáteis é o do formato híbrido, ou o popular “dois em um”. Para aqueles que não querem gastar duas vezes para comprar dois produtos (algo que naturalmente sai caro), os dispositivos híbridos podem ser a solução perfeita. Uma das soluções disponíveis no mercado é o Lenovo ThinkPad Helix, que será analisado mais de perto nesse post especial.

Nesse post, vamos dissertar sobre o ultrabook híbrido que a empresa apresentou durante a CES 2013, em janeiro. Todas as impressões passadas a seguir são baseadas nas especificações técnicas passadas pelo fabricante, e tem como objetivo principal apresentar o produto de forma mais detalhada para o consumidor. Por isso, estamos utilizando o termo “análise”.

De qualquer forma, você poderá identificar nesse post as principais características do ultrabook, que combina os elementos principais para os usuários que buscam a produtividade para exercer as principais tarefas do dia a dia, mas também um dispositivo prático para aqueles momentos onde o entretenimento é a prioridade. E o mais importante: identificar, por você mesmo, se esse é um produto apto para ser o melhor notebook que você pode ter para atender as suas necessidades.

Características Físicas

thinkpad-prince-with-keyboardtour08

O Lenovo ThinkPad Helix se destaca, de forma prioritária, pela sua baixa espessura, como todo ultrabook deve ser. Porém, essa característica é acompanhada de um design simples, quase industrial. É um dispositivo feito para quem quer levar um dispositivo discreto para trabalhar. Mas isso não impede que ele conte com uma importante virtude: a versatilidade. Mas falamos disso mais adiante.

lenovo-convertible-tablet-thinkPad-helix-side-views-with-keyboard-13

O modelo é dividido em duas partes: o tablet e o seu case/teclado. Para falar das características físicas dele, vamos falar das duas peças em separado. O tablet possui as dimensões de 296.1 x 187.3 x 11.6 mm, e peso de 835 gramas, em uma tela de 11. 6 polegadas. Já o case com teclado (que nos releases enviados pela Lenovo é descrito como clamshell) possui 296.1 x 187.3 x 20.4 mm, com peso de 1.7 kg.

lenovo-convertible-tablet-thinkPad-helix-closeup-front-view-keyboard-11

Além disso, esse ultrabook oferece algumas características físicas exclusivas da Lenovo, como por exemplo o ThinkPad Pen, para uma melhor interação na tela sensível ao toque, e o Click Pad com cinco botões de interação. Sem falar na já tradicional wheel de rolagem do ponteiro do mouse, estrategicamente posicionada no teclado do dispositivo.

Combinando as duas peças, temos um produto de 2.5 kg, o que é um pouco acima do desejado para um ultrabook. Por outro lado, o dispositivo carrega consigo o desempenho de um ultrabook, com mais possibilidades de performance e usabilidade do que aquelas encontradas nos notebooks tradicionais. E esse é um ponto que precisa ser considerado na hora da compra.

Tela

Helix

Sua tela IPS de 11.6 polegadas possui resolução FHD (1080p, com 400 nits), com até dez pontos de multitouch. É uma tela de alta qualidade, pensada não só nos usuários que necessitam de um produto apto para as atividades profissionais com imagens em alta resolução (desenvolvimento de software, edição de imagem, programação, etc), mas também naqueles que buscam o entretenimento quando utilizam o modelo para ver vídeos online e filmes em alta definição.

Dentro da proposta oferecida pela Lenovo, o ThinkPad Helix não deve decepcionar nesse aspecto. Afinal de contas, a maioria dos produtos de sua categoria com essa especificação de tela (abaixo de 13 polegadas) não conta com telas com resolução Full HD. E quando possuem, você não pode, por exemplo, girar a tela a ponto de transformar o produto em um terminal multimídia.

Versatilidade

lenovo-convertible-tablet-thinkPad-helix-front-multi-view-1

Esse é o principal atrativo do Lenovo ThinkPad Helix. O híbrido conversível pode ser utilizado em três modos distintos:

1. Notebook: para aqueles momentos onde você precisa do teclado físico para escrever longos textos, ou para realizar suas programações ou outras atividades profissionais. Essencialmente para os momentos quando queremos ser produtivos no computador.

2. Tablet: para os momentos de consumo de conteúdo. Para o entretenimento e interação prática com a interface do sistema operacional Windows 8. Para os usuários que desejam jogar e ver vídeos com maior conforto e praticidade. Também é possível utilizar, de forma alternativa, o produto no modo Tablet+.

3. Stand Mode: quando deixamos o produto com o seu monitor em evidência, como uma estação de exibição de imagens. Perfeito para exposições, apresentações, reuniões e demonstrações.

Poucos produtos apresentam um conjunto tão variado de usabilidade. Dentro dessa perspectiva, essa é uma das opções mais interessantes do mercado. Muitos usuários profissionais poderão aproveitar de forma muito inteligente os benefícios que essas diversas opções de uso oferecem.

Conectividade e Desempenho

lenovo-convertible-tablet-thinkPad-helix-closeup-stand-view-10

Dois itens que são decisivos na hora da compra de qualquer dispositivo de tecnologia do mercado atual são os próximos tópicos. Começando pela conectividade, o Lenovo ThinkPad Helix conta com os recursos de WiFi, GPS, Ethernet (via adaptador USB) e Bluetooth 4.0. Nas conexões, temos que novamente dividir os itens (tablet e case/teclado).

No modo tablet, o produto conta com uma porta USB 2.0, e uma porta Mini Display (nos Estados Unidos, o produto ainda conta com um slot para SIM Card, para ser compatível com as redes 4G). Já o case conta com duas portas USB 3.0 e uma porta Mini Display. Por fim, o modo Tablet+ comporta duas portas USB 3.0 e uma porta Mini Display.

thinkpad-prince-with-keyboardtour13

No quesito desempenho, o ThinkPad Helix da Lenovo promete oferecer toda a performance desejada pelos usuários que apostam em um equipamento que aspira ser o mais competente possível para o desenvolvimento das mais diferentes tarefas. São pelo menos três opções de processadores Intel Core de terceira geração, que podem ser combinados com as diferentes configurações de hardware disponíveis para o usuário.

Na sua configuração mais completa, o produto pode contar com um processador Intel Core i7-3667U, de 2 GHz, o que garante um elevado desempenho, se combinado com uma das três opções de unidades SSD SATA3 disponiveis (128, 180 e 256 GB de armazenamento), a GPU Intel HD Graphics 4000 e até 8 GB de RAM DDR3L de 1333 MHz. Com esse conjunto de especificações trabalhando em conjunto com o sistema operacional Windows 8 (ou Windows 8 Pro, se o usuário assim desejar), a Lenovo informa que o ThinkPad Helix pode ser até 10% mais rápido do que o melhor tablet de sua categoria (com telas entre 10.1 e 13 polegadas).

Áudio

O Lenovo ThinkPad Helix também conta com recursos interessantes para quem quer uma boa qualidade de áudio enquanto assiste os seus filmes ou roda os seus jogos. O híbrido possui um sistema de som Dolby Home Theater v4, com alto-falantes estéreo, que promete oferecer uma qualidade de áudio acima da média para os produtos de sua categoria (quem tem um ultrabook sabe o quanto é complicado colocar alto-falantes de boa qualidade e, ao mesmo tempo, manter a baixa espessura do produto). Além disso, o dispositivo ainda conta com um microfone digital integrado, para comunicação por voz via internet.

Bateria

Helix_4

Outra vantagem desse híbrido da Lenovo é que, como ele é dividido em duas partes, ele possui uma bateria dedicada para cada uma dessas partes. O tablet possui uma bateria de 3 células (42W), com autonomia de até 6 horas de uso, enquanto que o dock/teclado tem uma bateria de 4 células (28W), com autonomia máxima de até 10 horas. Ou seja, utilizando o produto como notebook, você pode trabalhar com o produto durante uma jornada regular de trabalho, e como tablet, a sua autonomia de uso está dentro da média dos modelos de sua categoria. Um pouco acima, se levarmos em consideração as suas especificações técnicas.

Conclusão

lenovo-convertible-tablet-thinkPad-helix-Tablet-View-4

O Lenovo ThinkPad Helix é um produto voltado para quem quer combinar desempenho e mobilidade, em um produto que promete uma performance de produto top de linha. É ideal para quem vê esse tipo de produto como um investimento, ou seja, para quem quer colocar esse produto ao seu dispor, dentro do seu segmento profissional, ou para aqueles que querem ganhar dinheiro com um dispositivo como esse, em diferentes segmentos profissionais.

Como é o caso do artista Eduardo Kobra. E olha que ele nem da área de tecnologia é!

BONUS: Arte Que Se Forma

eduardo-kobra-01

Esse aqui é o Eduardo Kobra, e ele é um artista. Não está diretamente ligado ao mundo tech, mas usa da tecnologia para desenvolver a sua arte.

Ele cria murais fotorealisticos e em grande escala, com cores vivas, vibrantes, e com traços que buscam inspirar as pessoas. Kobra, em parceria com a Lenovo, está ajudando a modificar a cara de São Paulo, com trabalhos que despertem nas pessoas a ousadia, a inovação e a exploração de novas técnicas e perspectivas de pintura e arte. O projeto Arte Que Se Forna não só visa reformular o visual dos grandes cenários urbanos, mas também ajudar a formar nas pessoas uma nova visão artística. Acessível. Simples. Direta.

arte-que-se-forma-01

Preço

O preço inicial sugerido do Lenovo ThinkPad Helix é de R$ 5.999,00. Mas fique de olho no novo site da Lenovo: eventualmente, você pode encontrar esse notebook em oferta em alguma das atualizações e promoções da empresa.

Mais fotos do produto a seguir.

lenovo-convertible-tablet-thinkPad-helix-keyboard-view-9 lenovo-convertible-tablet-thinkPad-helix-back-view-with-keyboard-8 lenovo-convertible-tablet-thinkPad-helix-back-view-7 lenovo-convertible-tablet-thinkPad-helix-tablet-view-detached-keyboard-6 lenovo-convertible-tablet-thinkPad-helix-closeup-keyboard-view-12 lenovo-convertible-tablet-thinkPad-helix-tablet-view-with-keyboard-5 lenovo-convertible-tablet-thinkPad-helix-laptop-view-3 lenovo-convertible-tablet-thinkPad-helix-stand-view-2