gadgets2014

Metade de 2014 já passou, e foi bem interessante no segmento de tecnologia e gadgets. Os smartphones foram de novo os mais destacados no período, mas o segmento de quantificação e wearables também receberam notoriedade.

E nos próximos meses? O que veremos?

Esse post faz uma análise do que podemos esperar. Mais uma vez muitos smartphones, mas também novidades em vários outros segmentos. Muito se espera de uma Apple que pode inovar com um iWatch, mas outros fabricantes (Samsung, LG, HTC, etc) podem reservar surpresas para o natal.

Que comece o exercício de futurologia.

 

iPhone 6

iphone_6_ipod_touch_1-1

Dado como (praticamente) certo. O iPhone 6 – ou seja lá como ele se chamar – promete uma mudança fundamental: o aumento do tamanho de tela, com possíveis modelos de 4.7 e 5.5 polegadas. Mas essa não deve ser a única novidade, uma vez que a Apple flerta com as telas de safira (ou baseadas em safira), e melhorias de hardware diversas.

 

Novos iPads

650_1000_ipads-1-1

Também dado como quase certo. O volume das vendas dos iPads nos últimos meses registram clara desaceleração, e a Apple deve apresentar novidades para reaquecer essas vendas. Rumores sobre novos iPads são ainda escassos, mas se fala de novos processadores, assim como câmeras traseiras melhores, e a presença dos sensores TouchID.

Muitos esperam novidades específicas no iOS que afetem o iPad, principalmente o modo de tela dividida, que não aparece nas betas públicas, mas que muitos apontam que pode ser o grande diferencial dos novos modelos. Também saberemos o quão ameaçados estão os modelos iPad Mini pelos phablets Android e até pelo suposto iPhone com tela de 5.5 polegadas.

 

iWatch

650_1000_iwatch-1

Outro muito esperado. O iWatch parece ser um produto confirmado, e para muitos, poderia ser um campo onde a Apple poderia reinventar o mercado, tal como fez com os iPods no mundo da música. Vários rumores sobre o produto foram ditos nos últimos meses, principalmente no seu destaque para o campo da saúde. O HealthKit do iOS 8 reforça essa aspiração.

 

Apple TV

650_1000_itunes-apple-tv

A aposta na domótica pode significar a renovação do Apple TV, que provavelmente mudará de formato e especificações em relação ao modelo atual. O futuro produto pode rodar jogos do iOS ou um controle parecido com o do Amazon Fire TV, além de reconhecimento de voz do Siri. Com isso, as chances de uma TV com iOS integrada aparecer no mercado são cada vez menores. Porém, um set-top box inteligente pode abrir as portas para o controle domótico via HomeKit.

 

Samsung Galaxy Note 4

650_1000_note-4

Praticamente certo. Há quem diga que veremos um Galaxy Note 4 com processador Snapdragon 805 de 64 bits, tela QHD de 5.7 polegadas e sensor de digitais. Quem sabe na IFA 2014 teremos a confirmação de tudo isso.

 

Samsung Galaxy Alpha

galaxy-alpha-6

A Samsung pode apresentar um novo top de linha ao seu catálogo de smartphones, indo além do proposto na linha Galaxy. O especulado Galaxy Alpha seria a resposta dos coreanos ao suposto iPhone 6 da Apple. O novo modelo deve contar com o processador Snapdragon 805 de 64 bits, tela QHD e carcaça totalmente metálica, dando o ar premium que o Galaxy S5 merecia (e não tem).

 

(Xiaomi) Mi 4

650_1000_mi-4-9_(1)

Esse é um recém apresentado, mas entra na lista porque queremos ver esse dispositivo ir além das fronteiras asiáticas. A expansão da Mi acontece de forma lenta e gradual.

 

Nexus 6

650_1000_nexus-phablet

Os rumores indicam que a Google pode usar a Motorola para apresentar um phablet com tela de 5.9 polegadas. Esse enorme Nexus pode atrair o interesse de muitos, e pode ser a confirmação definitiva que essa tendência de smartphones com telas grandes veio para ficar (e pode matar de vez os tablets).

 

Nexus 8 (ou 9)

nexus-8

Por outro lado, um Nexus 8 (ou 9) pode aparecer como renovação dos tablets da Google. De acordo com os últimos rumores, ele viria pelas mãos da HTC, e pode contar com uma tela de 8.9 polegadas. Pouco se sabe sobre esse hipotético dispositivo, mas sabemos que o Android L pode ser uma das bases para esse modelo brigar de frente com o iPad Air.

 

Motorola Moto 360

650_1000_moto-360

Se há um smartwatch que gera expectativas entre os usuários, esse é o Motorola Moto 360. O modelo acertou no design e na adaptação total da plataforma Android Wear. O produto foi visto em ação na Google I/O 2014, mas o seu lançamento oficial e disponibilidade ainda é um segredo de estado (há quem diga que aconteça em setembro). Seu preço já é conhecido: em torno de US$ 249.

 

Motorola Moto X+1

650_1000_motoxplus1-1

Também dado como praticamente certo. O Moto X+1 deve atender o segmento top de linha, sendo uma suposta versão vitaminada do Moto X, lançado no ano passado. Podemos ter melhorias em vários aspectos (tela, processador, câmera, etc), e seu lançamento poderia ser iminente. Quem sabe acompanhado do Moto 360.

 

Sony Xperia Z3 (ou Z2 Compact)

sony-xperia-t3-z2

Uma autalização do Xperia Z2 parece ser pouco provável, uma vez que o modelo tem poucos meses de mercado. Mas há quem acredita que os japoneses podem apresentar o sucessor desse smartphone antes do final de 2014. O mais provável é o lançamento do sucessor do Xperia Z1 Compact. O que pode impedir isso é justamente o sucesso de smartphones com telas de grandes dimensões.

 

Oculus Rift

650_1000_oculus-1_(1)

O Oculus Rift pode finalmente deixar de ser um privilégio para os desenvolvedores, e alcançar o grande público em versão final. Não há dados sobre um lançamento iminente, e talvez o produto precise esperar um pouco mais. Veremos se com a tutela do Facebook o seu desenvolvimento se acelera. Ou se acontece exatamente o contrário: pesquisar mais para oferecer um produto ainda melhor. Mas não em 2014.

 

Microsoft Surface Mini

microsoft-surface-pro-3-11

O Microsoft Surface Pro 3 surpreendeu pelas especificações, mas o Surface Mini tão especulados não foram apresentados. A Microsoft já confessou que o produto estava quase pronto, mas duvidaram do diferencial do mesmo. Isso não quer dizer que eles desistiram do projeto, e muitos esperam por uma versão final e reduzida do Surface Pro 3, mais em formato tablet do que no modo de computador portátil, mas oferecendo a produtividade que a Microsoft oferece nesses dispositivos.

 

Polaroid Socialmatic

polaroid

A Polaroid anunciou no começo do ano seus planos de voltar do passado através de uma câmera com aspirações nas redes sociais atuais. A Polaroid Socialmatic é baseada no Android, e permtiria a impressão de fotos (as fotos que queremos) pela impressora ZINK integrada. Seu sensor de 14 MP quer se adaptar aos novos tempos, onde essas fotos podem ser compartilhadas nas redes sociais e no Instagram. Seu lançamento é esperado para novembro de 2014.

Nokia McLaren (ou o sucessor do Lumia 1020)

650_1000_nokiamclaren

O Nokia McLaren contaria com um sistema de câmeras que permitiria o controle do smartphone por gestos, se diferenciando assim da função ‘Perspective View’ do Amazon Fire Phone. Outros rumores apontam que o dispositivo seria o modelo de referência na convergência entre smartphone e a câmera fotográfica. Seria um excelente sucessor para o Lumia 1020.

 

LG G Flex 2

650_1000_lg-g-flex-1_(1)

Mesmo com o ceticismo em relação às telas curvas, a LG segue apostando nessa característica como diferencial, e deve apresentar o sucessor do LG G Flex. O G Flex 2 foi confirmado oficialmente, e é provável que conte como principal novidade uma resolução de tela muito mais de acordo com a orientação do dispositivo, deixando para trás os 720p da primeira versão.

 

Produtos Android TV

android-tv

A versão do Android orientada para as TVs parece estar pronta para conquistar a sala de casa de muita gente, mas precisa de dispositivos. Isso pode mudar nesse segundo semestre: Razer e Asus já confirmaram os seus set-top-boxes com Android TV, enquanto que Sharp e Sony seriam as primeiras a colocar os sistema em suas TVs.

 

Notebooks e Ultrabooks ‘fanless’

650_1000_llama-mountain-5

Os novos processadores Intel Broadwell oferecem notável eficiência energética e desempenho. Com ele, teremos em breve ultrabooks com excelentes especificações e autonomia de bateria, com o primeiro conceito apresentado recentemente na Computex, com espessuras de 7.2 mm e um design que dispensa a refrigeração ativa. O primeiro com tais características que pode chegar ao mercado é o ASUS Transformer Book T300 Chi.

 

Muito além de 2014

Algumas dessas (e outras) novidades só devem chegar ao mercado em 2015, principalmente no caso do Oculus Rift. Outro que só deve pintar no ano que vem é o Project Morpheus da Sony, além da massificação das TVs e monitores UHD (não falo do 4K). O ritmo de produção e a redução dos componentes devem fazer com que tais modelos cheguem mais facilmente nas nossas casas.

Provavelmente veremos também novidades nos dispositivos wearables e na Internet das Coisas, mas esperamos também que a Valve cumpra com sua promessa, e as Steam Machines possam ser uma realidade entre as alternativas de games. Que seus problemas no projeto sejam resolvidos para que alguma alternativa real chegue ao mercado em 2015.