nitnendo-aniversario

A Nintendo completa hoje (23) 125 anos de vida. Uma empresa que no seu começo não tinha absolutamente nada a ver com a indústria do videogame (que só nasceu na década de 1970), e quando foi fundada por Fusajiro Yamauchi em 1889, recebia o nome de ‘Nintendo Koppaii’, e se dedicava a produzir um tradicional baralho japonês, o hanafuda.

O negócio cresceu muito, e a então Nintendo Koppaii desembarcou nos Estados Unidos décadas depois, inclusive fechando um acordo com Walt Disney para a venda de cartas com os seus personagens.

Aliás, a palavra Nintendo significa “que o céu decida”. Apenas para você saber.

Em 1963, a empresa (que agora se chamava Nintendo Card Company Limited) mudou de novo o seu nome para ‘Nintendo Company Limited’, e começou a cogitar outros segmentos de negócio, desde uma companhia de táxi até fast food. Mas foi o setor dos brinquedos que a empresa encontrou o seu caminho. Na década de 1970, eles comercializaram um Ultra Hard, um jogo composto por um braço extensível, que vendeu 1.2 milhão de unidades.

154746074

Foi nessa década que o nome de Shigeru Miiyamoto (foto acima) apareceu pela primeira vez. Ele é uma lenda viva dentro da Nintendo, e foi o responsável pela mudança radical que a empresa sofreu.

Eles perceberam a mudança de tendências, e os videogames eram o produto do momento. Logo, apostaram nesse segmento, obtendo o direito de distribuição no Japão do primeiro console da história, o Magnavox Odyssey. O primeiro console criado pela Nintendo era uma versão do Atari Pong, o Color TVGame 6, e foi lançado exclusivamente no Japão em 1977. Sobre o seu primeiro videogame, o Computer Othello, foi lançado em 1978, e era um jogo do tipo arcade.

Esses seriam a base de uma nova era da empresa responsável por grandes sucessos de vendas, como Donkey Kong, Mario Bros, o console NES, o GameBoy, o SNES, o Nintendo Wii… e tudo isso ajudou a construir um império avaliado em US$ 85 bilhões.

Pode ser que a Nintendo não esteja no seu melhor momento, mas ninguém pode se esquecer que eles deixaram marcas significativas na indústria dos videogames. De modo que temos que dar os parabéns para eles pelos 125 anos de vida. E agradecer pelas horas de diversão obtida com os seus videogames.

Parabéns, Nintendo! E felicidades!