madden25-vote

O mais emblemático jogo de videogame focado no futebol americano da história vai completar 25 anos de vida em 2013. John Madden até hoje dá o tom (e as jogadas) para a bem sucedida série de jogos Madden NFL, e para comemorar a data, a EA, em parceria com a ESPN dos Estados Unidos, dá o poder para os fãs do game escolherem qual será o jogador que vai figurar na capa do próximo jogo da franquia, o Madden 25.

A dinâmica de votação é bem simples, e vai seguir o sistema de eliminação direta (ou playoffs). A novidade aqui é que, diferente dos últimos anos, onde um novato de destaque ou um veterano com uma excelente temporada no ano anterior eram escolhidos para a capa do jogo, dessa vez, a EA e a ESPN dividiu a lista de jogadores em dois grandes grupos: o Old School e o New School. O negócio é tão bem feito, que a ESPN disponibiliza um ranking dos jogadores, baseado em critérios como títulos, relevância para o esporte, estatísticas e performance geral. A prova disso é que Jerry Rice, considerado o melhor jogador de futebol americano de todos os tempos, recebe o #1 desse ranking.

Do lado Old School, temos jogadores veteranos em atividade, astros que já se aposentaram e grandes lendas da NFL. Exemplos: Joe Montana, Jerome Betis, Dan Marino, Reggie Wayne, Tedy Bruschi, LaDanian Tomilson, Ray Lewis, Jerry Rice, Kurt Warner, Chad Johnson, Troy Aikman, entre outros. Uma lista com simplesmente alguns dos melhores jogadores da história do futebol americano.

Já no lado New School, temos alguns novatos que foram de evidente destaque na última temporada da NFL, além de jogadores que se destacaram na liga nos últimos cinco anos. Exemplos: Colin Kaepernick, Arian Foster, Victor Cruz, Russel Wilson, Clay Matthews, Andrew Luck, Robert Griffin III, Matthew Stafford, Rob Gronkowski, Adrian Peterson, entre outros. É uma forma eficiente de mostrar o como o esporte se renova, e como essa nova geração contribui para o desenvolvimento do esporte.

cover-vote-madden-25

No final dos confrontos, fatalmente teremos um veterano enfrentando um novato na preferência da audiência. O mais estranho de tudo isso é que os atuais quarterbacks considerados “top” na NFL ficaram de fora da votação, como Peyton Manning, Tom Brady, Eli Manning, Aaron Rodgers e Drew Brees. Independente dos critérios adotados, são presenças sentidas.

O calendário de votação da capa do Madden 25 na internet é o seguinte:

  • Round 1: de 11 a 20 de março
  • Round 2: de 20 a 27 de março
  • Round 3: de 27 de março a 3 de abril
  • Quartas de Final: de 3 a 10 de abril
  • Semifinais: de 10 a 17 de abril
  • Final: de 17 a 24 de abril

Madden 25 tem previsão de lançamento para o segundo semestre de 2013. Ah, antes que eu me esqueça: a votação é aberta para todo o planeta. Você pode ajudar a escolher a capa do Madden 25, clicando aqui.