eric schmidt

Eric Schmidt, ex-CEO da Google e atual presidente executivo do Alphabet Inc, vai abandonar o seu posto em janeiro de 2018.

Eric vai se manter na junta diretiva do Alphabet, mas em um posto de “assessor técnico” nos temas de ciência e tecnologia. Não se sabe qual será o seu substituto, mas tudo indica que o substituto não terá um cargo executivo como agora.

Schmidt trabalhou na Bell Labs, Sun Microsystems e Novell, e foi membro da junta diretiva da Apple antes de ser contratado pela Google em 2001. Ao lado dos fundadores da empresa, Larry Page e Sergey Brin, formou um time vencedor, que levou a Google a se transformar na gigante tecnológica que é hoje.

Em 2011, a Google reestruturou a sua cúpula diretiva, onde Schmidt foi promovido ao posto de CEO da empresa, ocupando a presidência do Conselho Diretivo, com o objetivo de estabelecer parcerias e ampliar o alcance global da empresa. Já Brin se manteve focado em projetos estratégicos e no desenvolvimento de novos produtos.

A saída de Schmidt do seu posto executivo e o anúncio de um novo presidente do Alphabet dão a entender que os co-fundadores da Google assumirão o controle absoluto da empresa, se já não o fizeram.

Eric Schmidt não parece que ficará descontente com a mudança. Vai ser pago para se dedicar ao que ele mesmo afirmou ser a sua paixão nos últimos anos: a assessoria técnica em ciência, tecnologia e temas filantrópicos.

De qualquer forma, seu futuro ainda está ao lado de Larry e Sergey no Alphabet.

 

Via Alphabet