era-pos-pc-smartphones

Segundo os dados da ComScore, nos Estados Unidos, já temos mais pessoas que só acessam a internet com os seus smartphones do que usuários que só acessam pelo computador. E essa é uma tendência de alguns meses.

A mudança aconteceu pela primeira vez no mês de março, onde apenas 10.6% dos internautas norte-americanos navegaram na web apenas por um desktop, enquanto que 11.3% o fizeram exclusivamente do smartphone. O restante dos usuários é, obviamente, multiplataforma.

650_1200

Apenas como comparativo: em março de 2014, a ComScore contabilizava o dobro de usuários exclusivos do desktop, ou seja, que não utilizavam nem smartphones, nem tablets. Apenas PCs. Para estimar o que acontece no resto do mundo, podemos pegar como base os dados do Facebook: 500 milhões de pessoas visitam essa rede social exclusivamente por dispositivos móveis.

Em alguns países em desenvolvimento (principalmente na África e na Índia), o smartphone é para muitos a única forma de acessar a internet, algo que é muito diferente nos EUA. Mas tanto para o ComScore como para o Facebook entram nessa conta o smartphone e o tablet, e ambos confirmam o óbvio: o smartphone comanda a tendência do mobile-first.

Porém, o PC não deve desaparecer, pelo menos por enquanto. 78% dos usuários norte-americanos complementam o seu uso entre dispositivos móveis e computadores tradicionais, indicando que a maioria ainda precisa dos dois para tarefas distintas (trabalho e entretenimento).

Via ComScore