Apple vs FBI

O caso do iPhone 5c de San Bernardino está longe de acabar, e como sabemos gerou uma forte polêmica com duas grandes frentes: a do FBI, que pretende conseguir que a Apple crie uma porta traseira no iOS, e da Apple, que se nega a fazer isso.

A Apple recebeu o respaldo de diversas gigantes tecnológicas, que tal como ela estão vendo esse como um movimento desesperado do governo norte-americano para alcançar os seus objetivos através do medo, da mentira e das leis que existem há séculos para criar um precedente que poderia ser algo realmente perigoso.

Obviamente, as opiniões diante da postura da Apple são diversas, mas os seus engenheiros contam com um ponto de vista bem claro: a maioria prefere abandonar os seus postos de trabalho na empresa antes de ter que criar uma porta traseira no iOS. Uma medida louvável, mas devemos levar em conta que se finalmente o governo norte-americano ganhar a batalha contra a gigante de Cupertino nos tribunais e ainda assim a empresa se manter resistente, a coisa pode ficar ainda pior, já que cabe a possibilidade do governo solicitar diretamente o código fonte do sistema operacional.

Apple-1

Vamos ver como tudo isso acaba. Mas a recusa em geral às ambições do executivo do “país da liberdade” é clara, e de fato não faltam pequenas brincadeiras que ilustram a separação. Por exemplo, dizer que o iOS passaria a se chamar govtOS com essa porta traseira.

Via SlashGear