atari-novo-mexico-01

Essa é uma foto histórica. Uma das lendas urbanas mais populares da história dos videogames acaba de se tornar real. A foto acima foi registrada hoje (26) por Larry Hyrb, também conhecido mundialmente como Major Nelson, e mostra o primeiro cartucho do game E.T. para o Atari desenterrado do deserto no Novo México (EUA), confirmando assim o que a história contada ao longo de 30 anos era real.

Essa verdadeira busca arqueológica dos videogames foi registrada para o documentário que a Microsoft está produzindo para a sua plataforma Xbox Live, que tem como objetivo revisar os fatos históricos desse segmento da tecnologia. No começo de Abril, a Microsoft recebeu a autorização para escavar o local em busca desses cartuchos, e hoje, o material foi encontrado, exatamente na região que a lenda urbana afirmava que estariam, em Alamogordo, no deserto do Novo México.

atari-novo-mexico-02

Um detalhe interessante a se destacar: pelas fotos publicadas pelo Major Nelson em sua conta no Twitter, não eram apenas cartuchos do jogo E.T. que estavam enterrados. Alguns outros fracassos da Atari foram encontrados. O que dá um indício que outras relíquias podem ser encontradas no local.

atari-novo-mexico-03

A julgar pelas imagens enviadas, os cartuchos estão em excelente estado de conservação (apesar da evidente e óbvia sujeira), sem pontos de desgaste do tempo, de materiais ou pontos amassados ou rachados. Talvez, com um pouco de sorte (e uma tradicional soprada), os cartuchos até podem estar funcionais, o que seria uma verdadeira façanha. Porém, mesmo que eles não funcionem, o registro já tem um significado histórico importantíssimo, sem falar no inevitável sentimento nostálgico que muitos terão ao constatar que a lenda é real.

Via @MajorNelson