Mac-Pro-Hackintosh

A criatividade humana (quando bem aplicada, diga-se de passagem) é algo fascinante. O lançamento do Mac Pro (2013) foi mais uma vez fonte de inspiração para os fãs do modding. Uma das provas mais claras disso que estou falando é esse Mac Pro “emulado”, contando com um design similar ao produto da Apple, mas feito com uma simples lixeira de banheiro.

O “Trash Pro”, como já é apelidado o pequeno notável, não possui o mesmo poder de processamento do Mac Pro original. Mesmo assim, o seu criador se esforçou para emular alguns dos elementos considerados chave da estação de trabalho da Apple. Se bem que o principal esforço está na reprodução do seu design cilíndrico.

Mac-Pro-Hackintosh2

O modelo acima possui uma placa-mãe mini-ITX Gigabyte Z78n WiFi, gráficos AMD Radeon HD 7750, duas unidades de armazenamento de 2.5 polegadas (uma SSD e outra HD), processador Intel Core i3 Haswell, dois ventiladores fabricado a mão, que copiam o sistema de refrigeração da Apple, entre outros elementos.

Tá, eu sei que você está curioso, e vou responder essa pergunta: a lixeira de banheiro foi comprada na Amazon, por 27 euros.

trash-pro

Deixemos de lado os aspectos técnicos. O resultado da reprodução é algo surpreendente, e para reforçar o aspecto de emulação, o modelo é um Hackintosh autêntico, rodando o OS X sem maiores problemas aparente. De novo: seu desempenho não chega aos pés do Mac Pro, mas pode fazer a alegria dos pobres abnegados que não contam com mais de R$ 13 mil na conta bancária para comprar o produto original.

Mas se o que você quer emular é o desempenho do Mac Pro a partir de um PC, temos um desktop publicado no blog do José Jacas, que pode chamar a sua atenção. O seu PC com Windows (ele não optou pelo Hackintosh) custou pelo menos 1.000 euros a menos que o Mac Pro, mas consegue superar em desempenho o produto da Apple, em quase todos os quesitos.

jacas-pc

Qualquer uma dessas duas ideias pode servir de inspiração para muitos leitores do TargetHD. As opções estão aí. Basta você começar a trabalhar nelas.

Via ArsTechnica, TonyMacx86