estudo-ericsson-01

A Ericsson apresentou a última atualização do seu estudo ‘Mobility Report’, que analisa o cenário atual da telefonia móvel e as perspectivas de crescimento para os próximos cinco anos. Um dos dados mais surpreendentes do relatório dessa vez é a menção da penetração dos smartphones. De acordo com os dados, saltaremos de 2.6 bilhões de usuários em 2014, para 6.1 bilhões em 2020.

Ou seja, 70% da população mundial terá um smartphone, e 90% contará com cobertura de internet via banda larga móvel. O maior crescimento deve acontecer na zona da Ásia/Pacífico, com mais de 2 bilhões de novos usuários em cinco anos. A África e o Meio Leste devem receber 750 milhões de novos usuários de telefones inteligentes em 2020.

estudo-ericsson-02

Esse crescimento expressivo, de acordo com o relatório da Ericsson, fará com o que o tráfego da internet móvel dispare, tomando 80% de todo o tráfego global. Por exemplo, na América do Norte, o salto será dos 2.4 GB mensais que são consumidos hoje para mais de 14 GB em 2020.

O responsável por esse crescimento será principalmente o vídeo por streaming, que até 2020 terá um aumento de 55% anual, ocupando 60% do tráfego humano na web, que por sua vez terá que competir pela largura de banda em um mundo ocupado por mais de 26 bilhões de máquinas e dispositivos conectados.

 

Via Ericsson