android-lollipop-51-02

De acordo com a Bloomberg, o Google está preparando uma importante inovação no Android que afetaria o controle das permissões de aplicativos no sistema, oferecendo ao usuário esse controle, de forma similar ao que o iOS faz hoje.

Isso significa que, na teoria, os usuários contarão com um maior poder de escolha diante das permissões que solicita um aplicativo antes de sua instalação, ainda que não fique claro exatamente por que todo o assunto se manteve com tamanho sigilo. A decisão colocaria um ponto final a um dos itens mais criticados na instalação de aplicativos no Android , que é a quantidade excessiva de permissões que demandam algumas delas e, de fato, os absurdos que resultam em sua maioria, já que normalmente eles nem são necessários para o bom funcionamento do aplicativo.

Se tudo der certo, essa nova função estará disponível na próxima grande atualização do Android que, por enquanto, não tem nome definido, mas que poderá ser apresentado na próxima Google I/O, que acontece ainda nesse mês de maio.

Via Bloomberg