650_1000_sailfish-os-1

Nos últimos meses, muito pouco se falou do Sailfish OS, sistema operacional da Jolla. Seu desenvolvimento continua, mas enquanto ele não chega, os usuários do Android 4.3 ou superior poderão acessar a sua interface de usuário em breve, através do Jolla Launcher.

Esse aplicativo vai atuar como uma capa por cima da interface Android do nosso smartphone, permitindo a emulação da interface de usuário e do seu sistema de gestos. Os testes poderão ser feitos especialmente nos modelos Nexus 4 e Nexus 5, mas outros smartphones com o Android 4.3 ou superior poderão instalar essa launcher.

A Jolla busca grupos de usuários que queiram avaliar essa ferramenta, que será disponibilizada em estágio alpha. Ou seja, um nível de desenvolvimento muito prematuro, onde aqueles que decidirem testar deverão realizar os procedimentos a seguir:

1. Enviar um e-mail para jolla-launcher@jolla.com a partir de uma conta do Gmail associada ao smartphone Android.
2. Incluir no texto do e-mail tanto o seu nome como o do dispositivo (ou dispositivos) que você utiliza.
3. Esperar o link de instlação da Google Play, e as instalações de procedimento de instalação.

A Jolla afirma que os endereços de e-mail só serão utilizados para informar os usuários sobre o progresso dos testes, e serão apagados de sua base de dados depois do fim do programa Community Alpha, que cuida do desenvolvimento do Jolla Launcher. Os e-mails poderão ser enviados até o dia 27 de junho.

Via Jolla