smartphone_dongle_hiv_syphilis-3

Pesquisadores da Universidade de Columbia estão desenvolvendo o acessório (em formato primitivo) que você vê na foto acima. Ele é um dispositivo que, conectado ao smartphone pela saída de áudio analógica, permite obter o diagnóstico de doenças infecciosas, como HIV e sífilis em apenas 15 minutos, graças ao sistema de detecção de anticorpos do sangue do paciente.

Os testes mais comuns são os os ELISA (Enzyme-Linked ImmunoSorbent Assay), e o dispositivo permite replicar todas as funções mecânicas, óticas e eletrônicas de uma análise desse tipo, mas com um custo muito menor, já que o equipamento original custa mais de US$ 18 mil, enquanto que esse acessório tem valor estimado de US$ 35.

Seu funcionamento é muito simples: basta colocar uma gota de sangue na bandeja de amostras e esperar a realização da análise comparativa com com os reagentes armazenados no seu interior. O vídeo abaixo mostra melhor o processo.

O dispositivo pode ser essencial para países em desenvolvimento, onde não existem recursos para realizar tais testes no modelo tradicional. Seus inventores afirmam que testes foram realizados em Ruanda, com resultados muito positivos.

Via Universidade de Columbia