telefonia-em-2021-01

A Ericsson publicou os resultados do seu relatório anual “Mobility Report”, sobre as tendências de uso e conectividade das redes móveis, com dados atualizados de 2015 e previsões do mercado para os próximos seis anos.

Alguns números sobre a adoção das diferentes tecnologias de internet móvel e o crescimento mundial de contatos são revelados. Espera-se que em 2021, mais de 9 milhões de contratos (somados todas as tecnologias) estejam ativos. Ou seja, mais de um contrato móvel para cada habitante da Terra.

Como isso é possível?

telefonia-em-2021-02

São dois os fatores que explicam esse crescimento. O primeiro deles é o incipiente mercado da Internet das Coisas, que progressivamente vai ocupar cota de mercado nos próximos anos, ultrapassando os 1.5 bilhão de objetos conectados, com um forte impulso com a chegada do 5G a partir de 2018-2020.

A Ericsson espera que para 2021 exista mais de 150 milhões de assinaturas 5G na Coreia do Sul, Japão, China e Estados Unidos, que devem liderar esse crescimento. Mas durante os próximos anos, o aumento mais relevante será no número de usuários que virá de tecnologias atuais (principalmente o LTE) nos mercados emergentes da China e da África.

telefonia-em-2021-03

A China vai se transformar no principal mercado de 4G do planeta, com mais de 35% de todas as assinaturas com essa tecnologia, passando dos 350 milhões de usuários atuais para mais de 1.2 bilhão em 2021. A África também vai crescer consideravelmente, alcançando os 1 bilhão de usuários.

telefonia-em-2021-04

O estudo da Ericsson também indica que as novas tecnologias de conectividade serão mais utilizadas para ver vídeos em streaming. O uso dessa forma de ócio digital vai aumentar em seis vezes na América do Norte e na Europa, e entre 10 e 14 vezes em todo o planeta, ultrapassando os 70% de largura total de banda das redes móveis, contra os 50% atuais.

O YouTube será o serviço mais utilizado, com 70% dos usuários, seguido de longe pela Netflix, com 20% do tráfego de vídeo nos países onde o serviço está presente.

Via EricssonMobility Report em PDF