650_1000_india-smartphones-1

Um novo estudo da Gartner revela quem em alguns anos os mercados emergentes serão o principal motor do segmento dos smartphones, tendo como consequência uma notável redução do preço médio dos dispositivos.

De acordo com o relatório, em 2018, 78% das vendas globais de smartphones acontecerão em países em desenvolvimento, o que fará com que o preço médio do produto seja reduzido para a faixa dos US$ 100. Para isso, iniciativas como o Android One (do Google) serão fundamentais.

Na metade de 2012, a busca pelos mercados emergentes já era uma meta de desenvolvedores de hardware e software de mobilidade. Com exceção da Apple, todos os grandes fabricantes se esforçam para cobrir essas necessidades. Isso faz com que iniciativas como o Android One recebam como competidores os smartphones com Firefox OS, Tizen ou Windows Phone.

No terceiro trimestre de 2014, a Índia se transformou no terceiro mercado mais importante para o mercado de smartphones, atrás apenas da China e dos Estados Unidos (de acordo com a Strategy Analytics). O relatório também revela que o maior crescimento no país chegaria através de dispositivos com preços inferiores a US$ 100.

Via ZDNet