A Electronic Arts informa que já está negociando com a Microsoft para oferecer alguns de seus títulos para o Windows Phone 8. O novo sistema operacional móvel da Microsoft está com o seu lançamento previsto para o final de 2012, e a EA aparentemente quer marcar a sua presença quando isso acontecer.

Essa iniciativa pode ser considerada surpreendente, se considerarmos que a Microsoft está encontrando muitas dificuldades para aumentar a sua participação e audiência no mercado mobile. Por outro lado, a Electronic Arts pode estar olhando para o sucesso do Windows Phone a longo prazo, e a adição de seus jogos tanto pode ser uma aposta para a empresa de que o sistema operacional será bem sucedido a longo prazo, como para até mesmo ajudar no volume de vendas dos smartphones com Windows Phone.

Segundo Peter Moore, COO da Electronic Arts em entrevista para o Bloomberg, a empresa vê um interessante potencial no Windows Phone 8, afirmando que oferecer os seus produtos em plataformas novas não é algo ruim. “Estamos trabalhando de forma muito próxima com a Microsoft, para compreender qual será a visão que vamos adotar nas plataformas móveis da empresa”, disse o executivo.

Além disso, a EA também está se focando nos jogos sociais. Deixando claro que quer estar presente em vários mercados digitais, a desenvolvedora estuda alternativas para se disseminar nos mais diferentes formatos de games, e não apenas pensando nos jogos para celular, ficando de olho no promissor mercado que os jogos para o Facebook pode oferecer.

Até lá, a empresa segue na aposta que a Microsoft um dia vai alcançar os mais populares sistemas operacionais móveis do mrecado, o Android e o iOS. Os dois primeiros possuem uma esmagadora vantagem em relação aos demais, quando falamos no market share dos SOs móveis (com o Android dominando o iOS nesse aspecto). No último levantamento feito, o Android contava com 70% de market share, enquanto que o iOS ficava na faixa dos 17%, e o Windows Phone estacionado em 3.5%.

A Microsoft espera que com a próxima atualização do Windows Phone, novos desenvolvedores abracem o sistema, enriquecendo assim a sua loja de aplicativos em número de opções. E com essa parceria com a Electronic Arts, podemos ter algo muito promissor no futuro. Fiquemos ligados para os próximos acontecimentos.