Electrick

 

Investigadores da Universidade Carnegie Mellon (Estados Unidos) desenvolveram a Electrick, uma nova tecnologia que cria superfícies touch em praticamente qualquer lugar.

O segredo do projeto está no uso conjunto de uma espécie de pintura condutiva em spray, um conjunto de eletrodos e um computador preparado para trabalhar com a tomografia de campo elétrico.

Quando os elementos se juntam, eles transformam qualquer superfície em tátil. O Electrick pode funcionar até mesmo sem a aplicação da pintura em spray, desde que os materiais utilizados sejam condutivos, obtendo assim bons resultados.

 

O uso prático dessa tecnologia é diverso. Mesas, controles caseiros, volantes e instrumentos musicais podem se valer dessa solução. A descoberta pode ser muito útil em produtos de baixo custo impressos em 3D, apesar da velocidade e precisão de resposta ainda ter uma considerável margem de melhora.

Em um mundo onde a interação com a tecnologia está se tornando mais e mais natural, as soluções também precisam ser mais intuitivas e acessíveis para a maioria dos usuários.

Os sistemas táteis podem complementar de forma muito positiva os sistemas de comandos de voz, além de tornar ainda mais completo os recursos que já utilizamos hoje na chamada Internet das Coisas.

Quem sabe o que a Electrick pode fazer por nós daqui a alguns anos.

 

 

Via Hexus