Importar todo o material de vídeo, descartar o que não interessa, organizar o restante do material, adicionar transições, renderizar e enviar. A edição de vídeo requer tempo, esforço e uma dose de habilidade.

Um minuto de edição de vídeo pode tranquilamente levar meia hora ou mais de nossa vida. Mas os smartphones atuais permitem a edição rápida e em qualuqer lugar do nosso material de vídeo, e no próprio dispositivo.

Hoje, qualquer pessoa pode cortar, ordenar e montar vídeos em minutos. E nesse post, mostramos alguns dos editores mais eficientes para melhorar os vídeos capturados dos dispositivos móveis, e sem roubar muito tempo de sua vida.

 

 

Filmr

 

O Filmr (Android, iOS) promete a montagem e edição de vídeos no menor tempo possível. Importe o vídeo gravado do seu smartphone, corte onde quiser, elimine o que não te serve, adicione trilha sonora, e outros recursos.

O Filmr permite trabalhar com vídeos e fotos, e também faz as vezes de gravador de vídeo. No final, é possível enviar sua montagem pelo aplicativo para o Instagram, o Facebook, o Twitter, WhatsApp, Facebook Messenger ou o YouTube, entre outras opções.

 

 

Funimate

 

O Funimate (Android, iOS) converte um vídeo normal em outro cheio de efeitos. Ele oferece mais de 20 efeitos que exibem diversos elementos na tela, além de permitir a adição de música ou áudio. Pode montar vídeos de vários tipos, compartilhando o trabalho final direto no Instagram ou YouTube. Alguns recursos são pagos.

 

 

Videorama

 

O Videorama (iOS) tem o que você precisa para que seu vídeo receba um acabamento profissional com poucos minutos de trabalho. Mensagens de texto com escolha da fonte, imagens estáticas sobrepostas, vários vídeos encadeados, efeitos de imagem e som, trilha sonora personalizável e outros recursos. Você pode enviar os resultados finais para o YouTube e Instagram. Para eliminar a marca d’água e usar mais recursos, é preciso comprar a versão paga.

 

 

VideoShow

 

O VideoShow (Android, iOS), promete deixar um vídeo pronto para a sua publicação em apenas três minutos. Permite inserção de textos, efeitos, música, mudança de velocidade de reprodução, e outros recursos. O vídeo pronto pode ser enviado para Facebook, YouTube, Instagram e apps de mensagnes. Também é capaz de comprimir o vídeo automaticamente, sem alterar a sua qualidade. E, tudo isso é de graça, e sem marcas d’água.

 

 

Weave

 

Exclusivo para o Android, Weave é um prático editor de vídeo que serve também para gravar ou combinar vídeos com imagens. É perfeito para vídeos de até 45 segundos (ou 90 segundos na versão paga). As montagens de vídeos são simples, e podem receber mensagens de texto ou trilha sonora, além de corrigir fotos. O vídeo pode ser enviado diretamente para o YouTube, Facebook ou Instagram, ou pode ser salvo diretamente no seu smartphone.