Você aí se perguntava: “por que o Siri não é compatível com o iPhone 4?”. Pois bem, trazemos a resposta neste post. Se você der uma olhada na tabela de especificações do iPhone 4S, vai constatar que, na teoria, o assistente virtual da Apple poderia chegar no iPhone 4 com poucas modificações no sistema. Tanto que alguns tutoriais ensinam como é possível fazer essa integração. Mas, mesmo essas modificações não funcionam tão bem quanto no iPhone original.

Isso acontece por causa do hardware, e não estou falando do aumento de MHz, ou da potência gráfica. O processador A5 esconde um pequeno segundo chip, desenvolvido pela empresa Audience, que é responsável pelo cancelamento de ruído. É uma versão melhorada daquilo que já existe na placa-mãe do iPhone 4, só que nesse caso, além de estar integrado ao processador do telefone, o micro chip inclui também uma nova tecnologia chamada EarSmart, que permite uma redução do ruído ambiente inclusive quando seguramos o smartphone com o braço estendido, ou não dirigimos o telefone diretamente na boca.

A Audiente já trabalha em uma terceira versão da tecnologia que a Apple tem licença de uso, e mesmo que esteja presente no futuro processador A6, eles esclarecem que a fabricante de Cupertino não é obrigada a fazê-lo. Mesmo assim, a Audience também informa que tem acordos com outros fabricantes, como HTC, Pantech, Samsung, Sharp e Sony, com muitos produtos que podem usar essa tecnologia, como o Galaxy S II, Galaxy Note, HTC Titan e o Tablet S da Sony.

Via CNET