Nokia X Chrome Google Apps

Segue a pesquisa sobre tudo o que o Nokia X é capaz de fazer, desde que seja fora da interface proposta pela própria Nokia (o que mostra o nível de interesse das pessoas nessa proposta). O pessoal do site CNET decidiu testar todo o potencial do smartphone em rodar os aplicativos padrão do Android (Google Play, Música, Livros, Mapas, Drive, Search, GMail, etc).

Uma das perguntas mais frequentes sobre o Nokia X Software era se realmente seria possível instalar os aplicativos que normalmente estão presentes no Android. O motivo é que esses apps são muito populares e, em alguns casos, melhores que os serviços que a Nokia oferece no aparelho.

E a resposta para a pergunta do parágrafo anterior é… SIM. É possível instalar os aplicativos nativos do Android no Nokia X. Porém, isso não quer dizer que todos vão funcionar da mesma maneira.

O CNET fez o teste instalando todos os aplicativos básicos do Android utilizando o arquivo APK de cada um deles. O Google Now, em conjunto com o Google Play Services, funcionou sem problemas, inclusive com algumas buscas por voz. O Google Music e o Chrome também funcionaram sem problemas, com dificuldade zero na instalação desses apps.

Por outro lado, os apps Google Play, Google Mapas e Gmail instalaram sem problemas, mas o Google Play e o Gmail não funcionaram. Tentaram abrir, mas são encerrados pelo sistema automaticamente. Muito provavelmente isso é feito para proteger os serviços instalados pela Nokia.

Já o Google Maps funcionou, mas quando a navegação era iniciada, ele solicitava a conta da Google, algo que não era possível pelos motivos já explicados no parágrafo anterior. Pelo menos fica o consolo que você pode ter um mapa completo como “guia” de sua localização, mas sem a ajuda do GPS para encontrar o seu local exato do mundo.

Ainda é cedo para concluir o que é permitido ou proibido no Nokia X em relação ao Google. É possível que alguma mente mais habilidosa consiga modificar as APKs para tornar os apps funcionais sem precisar fazer o root do dispositivo. Esperemos por mais análises do smartphone da Nokia.

Via CNET