Já era de conhecimento público que a Samsung planejava lançar um tablet de 8 polegadas para rivalizar com o iPad Mini e com os tablets menores. Os rumores se confirmaram, quando a própria Samsung confirmou o lançamento do produto para  Mobile World Congress 2013. E hoje, podemos ver as primeiras imagens do produto “real”, ou algo próximo a isso.

O site italiano dday.it obteve imagens da aparência externa do novo tablet, e ignorando o fato da marca d’água do site em cima das imagens do produto, é possível ver com clareza que se trate, ao menos, um protótipo funcional (ou o produto final) funcional daquele que seria apresentado no mês que vem em Barcelona. E, mesmo que não seja o modelo final, já serve para que se tenha uma boa ideia de como o produto deve ser.

Bom, a primeira impressão que temos é que estamos diante de um Samsung Galaxy S3 de grandes dimensões. O produto segue incorporando um botão central físico, e na parte traseira, é possível ver como a parte da câmera está um pouco saltada. Sua tela LCD de 8 polegadas está em formato 16:10, com uma resolução de (segundo os rumores) 1280 x 800. A câmera traseira seria de 5 megapixels, e não é detectado um flash. Sobre o seu hardware, supõe-se que ele conta com um processador de quatro núcleos e 2 GB de RAM, além dos sistema operacional Android 4.2 Jelly Bean.

Uma vez vistas as imagens, só resta dizer que o design não chama muito a atenção. Recorrer ao design do Galaxy S3 não me parece ser uma ideia muito original, muito menos que seja fruto da equipe de design da Samsung. Ao menos não me chama tanta atenção quanto o Nexus 7, que conta com um design muito mais sóbrio. Outra coisa: é sempre bom lembrar que esse novo tablet da Samsung chega para competir diretamente com o iPad Mini, que é visualmente mais atraente. Vamos ver a que preço esse modelo vai chegar ao mercado, e como os consumidores (e leitores desse blog) vão reagir às imagens do produto.