650_1000_cristo_redentor

Um projeto do Pix4D, em parceria com o fabricante canadense de drones Aeryon e o departamento NexLab da PUC (Universidade do Rio de Janeiro) resultou no escaneamento do Cristo Redentor do Rio de Janeiro em um modelo 3D muito fiel ao original.

O processo possui custo muito reduzido, sem falar na ausência de riscos para outras pessoas na coleta dos dados. Foram registradas 2.090 fotos aéreas do Cristo Redentor e do Corcovado. E com a ajuda da tecnologia da Sketchfab, temos o resultado final desse trabalho a seguir.

Christ the Redeemer Rio by Pix4D on Sketchfab
Corcovado and Christ the Redeemer by Pix4D on Sketchfab
Os drones permitem o acesso à áreas inacessíveis ou complicadas. O Cristo Redentor tem 38 metros de altura, e fica sobre um monte que tem mais de 700 metros. Sem falar nas condições climatológicas que tornam a missão mais complicada.

650_1000_projeto-redentor-mesh.0

Os especialistas da Aeryon instalaram câmeras e sistemas de radares nos seus drones. A informação foi coletada em apenas 19 minutos de voo, e resultou em um modelo com mais de 2.5 milhões de triângulos, e 134.4 milhões de pontos. O processo de criação está disponível no vídeo a seguir.

 

Via Aeryon