star-trek-fan-film

A CBS Studios e a Paramount Studios, co-proprietárias da marca Star Trek, estão processando os responsáveis pelo projeto do filme Axanar, um fan-film em homenagem à saga, depois que o mesmo arrecadou mais de US$ 1 milhão nas campanhas de crowdfunding no Kickstarter e no Indiegogo.

O argumento da CBS e da Paramount para o processo está na violação dos direitos autorais da marca Star Trek que a equipe de produtores independentes liderados por Alec Peters (criador de Axanar) estariam cometendo (ou deixando de pagar). A utilização de termos empregados na saga (vulcanianos, USS Enterprise, klingons, etc) que estão registrados não podem ser utilizados sem o consentimento dos donos da sua propriedade intelectual.

Alec Peters publicou um comunicado, mostrando sua insatisfação com a CBS/Paramount. Se defendeu, alegando que seu projeto não visa lucros, e que pretende ser um filme de fãs para fãs. O filme está previsto para iniciar suas filmagens em 2016. Se os demandantes não cederem, os produtores de Axanar terão que devolver o dinheiro das campanhas e cancelar o projeto.

A seguir, o curta metragem que deu origem ao filme: Prelude to Axanar.

 

Via Engadget, SpinOff.com.br