donald-trump

O candidato a candidato a presidente dos Estados Unidos Donald Trump quer obrigar a Apple a fabricar todos os seus produtos nos Estados Undos. Ou seja, mais uma vez Trump não sabe do que está falando.

Para começar, não dá nem para começar a falar em uma produção integral nos Estados Unidos, já que qualquer gadget da Apple é construído com vários componentes fabricados por diferentes empresas asiáticas. A única coisa que a gigante de Cupertino poderia fazer no seu país local seria o design (nos processos iniciais de desenvolvimento do produto) e a montagem.

Mas… o que poderia acontecer se a Apple fabricasse tudo nos Estados Unidos?

Algo bem complicado e nada positivo. Países como a China e empresas como a Foxconn contam com uma reserva enorme de engenheiros, que garantem um nível elevado de força de trabalho com um custo controlado, além de poder mobilizar e gerenciar esses funcionários com rapidez.

Sem falar da diferença salarial. Montar um iPhone nos Estados Unidos seria muito mais caro em todos os sentidos, e o resultado final não seria necessariamente melhor, de modo que não encontramos nenhum benefício claro na mudança. Um iPhone nesse cenário poderia custar mais de US$ 1.000 no seu modelo base, e isso fatalmente afetaria e muito a Apple em vários sentidos.

Mas… espere. Não acabou.

Também é preciso ter em conta que a medida seria um duro golpe para a China e outros países que realizam o mesmo trabalho de fabricação de produtos de tecnologia, já que isso resultaria na perda de um cliente importante, gerando por tabela o desemprego e a miséria da população.

Nota do editor: na boa, Trump… cala a boca!

Via WCCFTech