olpc

O diretor de cinema Michael Kleiman levou algum tempo trabalhando em um projeto que mostra ao mundo as virtudes do projeto One Laptop Per Child, e agora temos o resultado desse trabalho. Se trata do documentário ‘WEB’, que mostra como essa iniciativa está funcionando no Peru.

A ideia é mostrar como os portáteis dispositivos do programa OLPC influenciam na vida dos seus usuários. A iniciativa, criada por Nicholas Negroponte, consegue oferecer uma via educacional adicional muito importante nos países em desenvolvimento. No documentário podemos ver entrevistas com especialistas no mundo acadêmico e da tecnologia, além de empreendedores que dão respostas aos problemas que o projeto pode solucionar.

O documentário já está disponível na iTunes, Google Play e Amazon Instant Vídeo, e além de analisar os resultados do projeto, também podemos avaliar as críticas existentes há tempos no dispositivo, como a falta de eficiência ou falhas de execução de software.

Apesar do projeto OLPC ter perdido parte do seu impulso inicial que o tornou famoso, ele segue funcionando. Nos últimos anos, alternativas e projetos similares apareceram, mas a iniciativa criada por Negroponte segue tendo um peso muito específico e relevante.

 

Via The Next WebOLPC