portable_sim_1

A DoCoMo, a maior operadora de telefonia móvel do Japão, apresentou recentemente o seu Portable SIM antes da Mobile Asia Expo de Shanghai (China), onde o produto será oficialmente apresentado. Eles descrevem o dispositivo como o primeiro sistema de autenticação para a rede da operadora, independente do dispositivo final que vamos utilizar para conectar à mesma.

O protótipo apresentado possui conectividades Bluetooth, NFC e a tecnologia SIM integrada. As demonstrações foram feitas com dois telefones sem SIM, que com um toque no Portable SIM, obtinham a identificação e conectividade para realizar chamadas telefônicas ou navegar pela internet.

A ideia não se resume em transferir a SIM tal e como conhecemos, mas também todo o perfil de usuário no telefone. Ou seja, temos na Portable SIM um número e perfil de trabalho e um perfil pessoal. Dependendo da escolha, trocamos os aplicativos, desktop e a interface de uso do smartphone.

Também temos a possibilidade de ter vários dispositivos – smartphones, tablets, etc – que podem funcionar com a mesma identidade ou SIM – como conhecemos agora -, para que o Portable SIM determine como utilizar em diferentes momentos, sem precisar contar com mais de um cartão SIM.

portable_sim_2

Por fim, também destacamos o uso para armazenamento de senhas ou acesso aos serviços na nuvem da Amazon, Google ou Rakuten, inclusive como chave para acionar dispositivos físicos.

O Portable SIM no seu estado atual tem um tamanho um pouco maior que o de um cartão de crédito, mas eles trabalham em torná-lo um produto muito menor, para que ele pudesse fazer parte de outros dispositivos, como pulseiras quantificadoras ou relógios inteligentes.

A DoCoMo já patenteou o produto, e está disposta a permitir que outros utilizem sua tecnologia. Desde que pagem, é claro.

Via The Verge