WindowsXP

A Microsoft e os seus parceiros OEM estão fazendo um grande esforço para convencer usuários em empresas da necessidade em migrar os seus equipamentos com Windows XP, uma vez que o suporte para essa versão acabou a algum tmepo. Com o Windows 10 chegando, a gigante de Redmond vai oferecer a licença para esses usuários por um preço bem reduzido: US$ 39,99.

Até agora, sabemos que não será possível atualizar do Windows XP direto para o Windows 10 mantendo os seus arquivos e configurações, tal como pode ser feito a partir do Windows 7 e Windows 8.1 e de forma gratuita no primeiro ano de disponibilidade (para equipamentos com uma licença original). Mas isso não quer dizer que os computadores com Windows XP não possam ser atualizados, realizando uma instalação limpa do sistema com a correspondente imagem comercializada pela Microsoft, via download digital ou em cópia física.

Para isso, os computadores deverão cumprir com os requisitos mínimos do sistema, que são muito básicos para poder trabalhar com o Windows 10 com certa fluidez. Parte desse hardware deverá ser atualizado na maioria dos casos (aumentar a RAM seria muito bem vindo).

Não faz muito tempo que contamos aqui no blog que o Windows 10 foi testado em um antigo netbook (originalmente com Windows Vista, Intel Core 2 T7400, 2 GB de RAM e 160 GB de HD SATA-II), realizando uma instalação limpa, com resultados surpreendentemente bons. O equipamento foi atualizado para 4 GB de RAM e recebeu um SSD de 120 GB, e os resultados melhoraram ao ponto de poder utilizar o equipamento para o dia a dia.

Em resumo: equipamentos com Windows XP e Vista poderão aproveitar os benefícios do Windows 10. E faz todo o sentido para a Microsoft oferecer uma versão econômica do sistema para atualizar esses computadores, ou para legalizar as cópias piratas.

US$ 39 pode parecer caro ou barato, dependendo do usuário. Mas é muito mais barato do que uma versão retail do Windows, fora dos programas OEM, ou licenças em volume ou promoções para os setores educacionais.

Via Softpedia