android nougat

A Google atualizou os dados de cota de mercado de cada distribuição do seu sistema operacional móvel. O Android Marshmallow segue dominando com folga, e o Android Nougat segue crescendo lentamente.

O Android Nougat cresceu 2.3%, ficando com uma cota global de 15.8%, algo relativamente positivo para um sistema operacional com um ano de vida (e considerando a forte fragmentação do Android como um todo).

O Android Marshmallow domina com 32.2% de cota, seguido pelo Android Lollipop (28.8%) e pelo Android Nougat na terceira posição. O Android KitKat conta hoje com porcentagem mínima.

 

 

Ver versões tão antigas mantendo elevadas cotas de mercado apenas reforça o problema da fragmentação do Android, que é cada vez mais difícil de se resolver.

O modelo de negócio adotado pela Google faz com que os fabricantes só obtenham lucros com as vendas de novos smartphones, resultando assim na obsolescência programada do software, limitando as atualizações.

Por outro lado, ainda que o seu smartphone conte com potência de sobra para receber uma nova versão do Android, ele não deve receber novas atualizações simplesmente porque o fabricante não tem interesse em atualizar o seu dispositivo.

Já a Apple tem uma estratégia diferente. Ela obtém lucros pela App Store e outros conteúdos multimídia, e não depende tanto das vendas de hardware, o que permite um maior suporte aos dispositivos.

 

Via  WCCFTech