TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Distribuição de smartphones vai cair no primeiro trimestre de 2014, depois de dois anos de crescimento | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Notícias | Distribuição de smartphones vai cair no primeiro trimestre de 2014, depois de dois anos de crescimento

Distribuição de smartphones vai cair no primeiro trimestre de 2014, depois de dois anos de crescimento

Compartilhe

distribucion-q1-2014

Ao longo dos últimos dois anos, a distribuição de smartphones ao redor do planeta cresceu sem parar, até alcançar a marca dos 265 milhões de unidades, registrados no último trimestre de 2013. Isso se reflete um crescimento de 6,5% em relação ao trimestre anterior. Porém, no próximo trimestre (janeiro, fevereiro e março), os analistas da TrendForce estimam que a distribuição vai cair pela primeira vez em dois anos, perdendo 5,1%.

Esta queda se deve a um esforço de última hora por parte dos fabricantes com a intenção de cumprir objetivos de vendas em 2013 e renovar o inventário de produtos. A queda pode parecer algo anormal para um setor com crescimentos constantes, mas perfeitamente explicável por dois fatores consideráveis: 1) o período do ano, que não é favorável para as vendas (primeiro trimestre), e 2) o período de saturação do mercado mobile, que estava cada vez mais próximo do ponto de saturação.

No que se refere aos números entre os fabricantes, Samsung e Apple seguem liderando o setor, com 30% e 19%, respectivamente, enquanto que as demais posições ficam nas mãos de empresas como LG e Sony (as duas registraram um importante crescimento no mercado mobile, graças aos últimos lançamentos), enquanto que Lenovo, Huawei, ZTE, Xiaomi, Coolpad e Gionee concentram porcentagens que oscilam entre 5% e 3%.

Por fim, mesmo com previsões pessimistas para o primeiro trimestre, os analistas estimam um crescimento considerável de envios de smartphones para o ano de 2014, algo mais ou menos previsível, se levarmos em conta as surpresas preparadas pelos fabricantes para a Mobile World Congress 2014, além dos iminentes lançamentos dos grandes fabricantes do setor ao longo do ano.

Via TrendForce, Re/Code


Compartilhe