A Disney Research está desenvolvendo um novo método de recarga sem fio, que permite que o nosso dispositivo comece a ser recarregado automaticamente, assim que entramos em nossa residência.

O método se chama Quasistatic Cavity Resonance (QSCR), e se vale de uma casa especialmente preparada para essa finalidade. Essa tecnologia gera uma série de ondas que enviam a energia para dispositivos móveis, sistemas de iluminação ou ventiladores.

É um sistema totalmente escalável, que pode ser aplicado em ambientes de diferentes dimensões. A QSCR hera campos magnéticos uniformes na casa, onde as paredes, teto e piso são de metal, com bobinas que operam na mesma frequência dos campos magnéticos, e correntes induzidas na estrutura se canalizam por condensadores que isolam todo o entorno de campos elétricos potencialmente prejudiciais.

Nas simulações, foi possível transmitir até 1.9 kW, respeitando as restrições de segurança da FCC, ficando abaixo das Taxas de Absorção Específica (SAR) prejudiciais ao corpo humano. Com 1.900 watts é possível recarregar 320 smartphones simultaneamente.

Os investigadores acreditam que podem adaptar qualquer tipo de estrutura com painéis modulares ou com pintura condutora. A eficiência do sistema oscila entre 40% e 95%, dependendo da posição do usuário, que não pode ficar a menos de 46 cm dos polos de cobre que transmitem essas ondas.

 

 

 

Via ArsTechnica