star-wars-first-assault

Acabou-se o que era doce para os gamers fãs da série Star Wars. A Disney acaba de anunciar em um comunicado que está encerrando as atividades da LucasArts e de todos os seus projetos em desenvolvimento. Com isso, os futuros jogos Star Wars: First Assault e Star Wars 1313 não serão mais produzidos por eles.

Diversas fontes especializadas com o mundo dos games começam a divulgar a notícia. O comunicado foi liberado na manhã de hoje (03) nos Estados Unidos, e põe mais lenha na fogueira sobre a aquisição da LucasArts pela Disney. Na época da conclusão do negócio (outubro de 2012), a Disney pagou a quantia de US$ 4.05 bilhões para o antigo proprietário da empresa e seu fundador, George Lucas, e já de imediato, todas as contratações e projetos futuros foram congelados. E, de fato, nenhum anúncio adicional relacionado à LucasArts foi emitido.

O motivo apresentado pela Disney para o fim da LucasArts foi o replanejamento que eles querem dar ao seu modelo de negócios, minimizando os riscos e ampliando o espectro de participação, além da manutenção da qualidade dos jogos da série Star Wars. Com isso, os funcionários que trabalhavam nesses projetos foram demitidos, e os esforços da empresa sobre esse assunto serão realocados em novas estratégias de mercado.

Ainda existe um fio de esperança aos fãs dos games inspirados em Star Wars. O fato da LucasArts não mais existir (e, por tabela, não mais produzir os jogos) não quer dizer que os projetos em desenvolvimento não mais existirão. Existe a possibilidade (não oficial, é apenas uma especulação) da Disney repassar ou licenciar esses projetos para outras produtoras que queiram assumir a empreitada.

Além disso, a LucasArts, que era mais conhecida pelo desenvolvimento dos jogos da série Star Wars, também era responsável pelo desenvolvimento de jogos como The Secret of Monkey Island, Grim Fandango e Day of the Tentacle, entre outros.

 

Via Gamestop, Kotaku