Disk Drill

Quem usa dispositivos com o sistema operacional Android está mais exposto às ameaças digitais do que os demais usuários de plataformas móveis. Mesmo porque estamos falando do sistema operacional mais popular do planeta.

Perder os seus dados é apenas um dos resultados que você pode sofrer em função dessa perda de dados, mas é um dos mais desagradáveis. E isso porque não estamos considerando a possibilidade de problemas de hardware que qualquer dispositivo pode sofrer.

Mas considerando as perdas de dados resultantes de dados apagados da memória do smartphone ou cartão microSD, é reconfortante saber que sempre é possível recuperar esses dados com as ferramentas adequadas. E uma dessas ferramentas é o Disk Drill, da CleverFiles.

O mais interessante dessa plataforma é que ela permite a recuperação de dados dos dispositivos Android no macOS. Dizemos isso porque não é mais tão difícil encontrar usuários de plataformas Apple com smartphones Android no bolso. Logo, contar com uma ferramenta que cobre essas características é algo no mínimo providencial para o dia a dia.

 

 

Vale lembrar que a importância da recuperação de dados não se faz presente apenas quando você tem problemas com o seu dispositivo. Em alguns casos, os dados podem ser recuperados mesmo depois da redefinição dos dados de fábrica, algo que pode afetar a privacidade do usuário. E essa ferramenta também é útil para certificar que todos os dados foram apagados do dispositivo de forma correta e definitiva, para assim garantir que, em caso de venda, eles não serão encontrados por outros usuários.

O Disk Drill pode recuperar dados de qualquer dispositivo Android com root ou com suporte ao Modo de Armazenamento em Massa via USB, acessando diretamente as partições de memória do dispositivo. Vale lembrar que, mesmo em dispositivos com versões mais recentes do sistema operacional da Google (onde o root é mais complicado), o software oferece um passo a passo detalhado para permitir a recuperação da maior quantidade possível de dados.

 

 

Fotos, vídeos, arquivos importantes, documentos e até mensagens de texto podem ser recuperadas com o Disk Drill (mais informações). Para melhores resultados, é fundamental fechar todos os aplicativos em execução, desconecte todas as redes do dispositivo e todos os outros serviços ativos, deixando o dispositivo em standby.

A partir daí, seu dispositivo será identificado pelo computador. Ative o modo de depuração do Android, seguindo as instruções na tela, que são específicas para cada aparelho.

Autorize o Disk Drill a acessar o seu dispositivo, para monitorar as funções e notificações. Desse modo, todos os discos e partições estão disponíveis para acesso. Faça o root no dispositivo (os menos experientes no assunto devem pesquisar sobre o mesmo, ou deixar que usuários mais experientes realizem a tarefa).

O Disk Drill faz a recuperação dos dados do dispositivo diretamente do local de armazenamento. Todos os algoritmos de recuperação de dados valem para smartphones e tablets com Android e, em alguns casos, para relógios com Android Wear. O sofware basicamente vai gerenciar o dispositivo como se fosse um disco comum, permitindo a execução de vários métodos de verificação, como o Deep Scan, o Quick Scan e o Partition Search.

Mas os usuários menos experientes podem simplesmente clicar em Recover para o Disk Drill executar todos os algoritmos disponíveis, recuperando a maior quantidade possível de dados.

Serão recuperados todos os dados excluídos do seu dispositivo que não foram substituídos por outros dados. A versão básica verifica a capacidade de recuperação de dados do dispositivo Android, e as opções avançadas de recuperação estão disponíveis na versão Pro da ferramenta.

 

 

Por fim, o Disk Drill pode ser uma solução mais que viável em diferentes cenários com perdas de dados, como redefinição de ajustes de fábrica, falhas no cartão microSD, ataque de vírus no Android, recuperação de dados, problemas acidentais provocados pela USB, transferência incompleta de arquivos, falha na atualização do sistema operacional, entre outros.

Temos aqui uma ferramenta de recuperação de dados com um funcionamento simples, livres de risco e eficaz na maioria dos cenários citados nesse post. O software é compatível com uma grande variedade de dispositivos, e pode até mesmo funcionar com a recuperação de dados com iPads e iPhones. É um software que pode ser utilizado por usuários domésticos e profissionais, e deve ser levado em consideração por muitos usuários dos dois grupos.