650_1000_wd-helio

A Western Digital anunciou o WD Ultrastar He10, o primeiro disco rígido que oferece 10 TB de armazenamento. O periférico é orientado para computadores empresariais, e chega apenas semanas depois do lançamento do antigo recorde, que era capaz de armazenar até 8 TB de dados.

O novo modelo foi fabricado pela subsidiária HGST, e usa a tecnologia HelioSteal, onde o hélio fica selado hermeticamente no interior, permitindo assim uma maior resistência, abrigando até oito pratos de dados, consumindo uma menor quantidade de energia.

De acordo com a Western Digital, esta tecnologia permite um resumo de consumo energético de até 23% em relação às unidades convencionais (cheias de ar), algo que se multiplicarmos pelas centenas de discos rígidos que encontramos nos data centers que podem usar essas unidades, podemos ter uma economia energética muito significativa.

Este modelo de 10 TB ainda não está disponível no mercado, mas o modelo He8 de 8 TB sim, mas sem preço anunciado (estima-se que pode custar aproximadamente US$ 1 mil). No final das contas, o custo por GB do produto é o mais baixo do mercado, levando em conta a economia de energia estimada para as empresas que vão adquirir o produto. Para os usuários finais, esquece: o custo é elevado demais para justificar o investimento.

Logo, as unidades SSD ainda valem mais a pena na maioria dos casos para os usuários finais (e mortais).

Via ExtremeTech