tampe-a-webcam

James Comey, diretor máximo do FBI, recomendou durante uma conferência no Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais que as pessoas tampem a webcam de seus computadores quando as mesmas não estiverem em uso.

James considera essa uma das “ações prudentes que qualquer usuário deveria tomar” para evitar a espionagem remota através da webcam, algo que existe há tempos e que motiva muitos usuários a tomarem essa precaução.

O controle governamental revelado por Edward Snowden e mantido pela NSA (além da sua homóloga britânica GCHQ), onde milhões de imagens foram interceptadas pela webcam através da ferramenta Gumfish é uma dos casos clássicos dos riscos que sofremos com essa prática.

A prática também foi usada para instalar malwares nos equipamentos, como forma de extorquir famosos e roubar dados de usuários, além de interferir no setor educacional ou simplesmente violar a privacidade do próximo.

As vulnerabilidades informáticas afetaram todas as grandes empresas do setor, como por exemplo o problema do Flash Player no Google Chrome, e até os equipamentos da Apple foram alvos dessas ameaças.

Como tampar a webcam?

 

webcam-02

 

Paranoia? Ou realidade?

Independente da escolha, se você não utiliza frequentemente a webcam, não tem motivos para deixar um recurso potencialmente inseguro que pode acessar a sua casa ou sua família ativo.

Existem alguns métodos efetivos e reversíveis para isso, que vão além do típico adesivo para tampar a webcam que vemos em muitos notebooks e que não é suficiente, já que o microfone integrado do portátil fica ativo.

 

1. Desconecte a webcam

 

taparwebcam_2

 

Muito simples. 99% dos usuários de PCs utilizam uma webcam externa, geralmente acima do monitor. Desconecte o conector USB e pronto. É infalível, e funciona independente do hardware ou do sistema operacional. Como é um dispositivo plug-and-play, reconectar a webcam é algo muito rápido e simples.

2. Desative no sistema operacional

Desative o recurso no sistema operacional com poucos passos.

No Windows, vá em Painel de Controle, abra o Administrador de Dispositivos > Dispositivos de Imagem e clique em Desabilitar ou Eliminar. É uma solução cômoda mas não definitiva, pois se alguém obter acesso administrativo do equipamento pode instalar tudo de novo, inclusive os controladores de dispositivos.

 

3. Tampe a lente

 

webcam

 

 

Se você vê um adesivo na borda superior de um notebook, já sabe o que isso significa. É um método simples, porém muito eficiente. Pode arruinar a estética do seu notebook, mas pelo menos é barato e não invade sua privacidade.

 

4. Desativar a webcam na BIOS

Uma opção para notebooks ou AIOs com webcam integradas, que contam com essa opção na BIOS. Basta desativar a entrada que é descrita como “webcam” ou “câmera integrada” ou “CMOS da câmera”. Leve em consideração que a maioria usa o mesmo módulo na placa em que o microfone está, e que este também pode ser desativado, oferecendo uma privacidade completa. Leva mais tempo para ser reativado, pois precisa reiniciar o equipamento.