cmd-windows-10

 

A última atualização do Windows 10 (Preview Build 14971) elimina a mítica janela de Prompt de Comando do sistema, que será substituída pela nova PowerShell, com um design mais moderno e potentes características de edição.

O Prompt de Comando (ou cmd.exe) é um vestígio do MS-DOS, e está no Windows desde a sua primeira versão. Ainda que as interfaces gráficas ganharam terreno com os anos, muitos usuários avançados usavam o recurso.

Em princípio, temos apenas uma mudança na interface do recurso. Para o usuário comum, pouco muda. Já os desenvolvedores poderão tirar proveito das funções mais avançadas, que antes obrigavam a buscar ferramentas de terceiros.

Por enquanto, as mudanças estão disponíveis para os participantes do Windows Insider, e não está claro se a Microsoft vai implementar o recurso em uma versão final do Windows 10 no futuro.

O blog oficial da Microsoft lembra que podemos seguir executando a janela de Prompt de Comando através da combinação Windows + X. Para isso, entre em Ajustes, Personalização e desmarque a opção Substituir o Windows PowerShell pelo Prompt de Comando.

 

Via Microsoft Blog