atalhos-windows-01

Se existe algum truque que pode melhorar a nossa produtividade e rapidez com o computador são os atalhos do teclado. Existem múltiplas combinações de teclas em todos os sistemas operacionais, mas existem três que funcionam no Windows 7 e 8 que convém recordar, pois facilitam e muito a nossa vida.

Aperte a tecla Windows e comece a escrever

Se você está cansado de recorrer ao menu Iniciar do Windows 7, ou à tela Iniciar no Windows 8, esse truque vai economizar mutio do seu tempo. Simplesmente pressione a tecla Windows, solte, e comece a escrever as primeiras letras do aplicativo ou arquivo que você está procurando. Quando o resultado desejado aparecer na tela, aperte Enter. Se vários arquivos aparecerem com nomes similares, você pode navegar entre eles usando as teclas do cursor.

Crtl + Shift + Esc

Os veteranos do Windows conhecem a famosa combinação Ctrl + Alt + Del, que resolvia problemas de travamento no sistema, abrindo o menu para reinicialização. Nesse caso, a combinação Ctrl + Shift + Esc oferece acesso direto ao Administrador de Tarefas do Windows 7 e 8. É também uma forma mais rápida de reiniciar ou desligar o Windows 8.

Exibir o menu com o Alt ou F10

Alguns aplicativos do Windows ocultam o tradicional menu onde se exibem as opções de Arquivo, Edição, entre outros. É mais estético, mas também é incoerente quando precisamos buscar uma dessas opções rapidamente. Para exibir temporariamente esse menu, simplesmente pressione as teclas Alt ou F10 dentro do aplicativo.

A tecla Alt não serve apenas para exibir esse menu. Se você mantiver essa tecla pressionada, e acionar a tecla da letra sublinhada no menu, o comando correspondente é executado. Um comando básico, porém, imprescindível.