Chrome-para-iOS

Ainda que muitos tenham apostado muito nos Chromebooks da Google quando foram apresentados, a gigante de Mountain View ainda não desistiu de sua peculiar maneira de ver os computadores pessoais, e é assim que eles conseguiram obter êxito em alguns mercados, com cotas modestas, porém, representativas.

Sem muita pressa, mas com constância, os portáteis da Google se tornam cada vez mais populares, apesar das poucas mudanças feitas em relação ao plano original para o produto. Um dos fatores chave dessa concepção é sua condição de dispositivos baseados na nuvem, com o mínimo de armazenamento para funcionar, e um pouco a mais.

Aproveitar esse espaço de armazenamento do Chrome OS pode ser uma odisseia. Se você se descuida, certamente passará por maus bocados por não ter reservado pelo menos 2 GB de armazenamento para eventualidades. Esse post revisa algumas formas de aproveitar melhor o (pouco) espaço disponível nos Chromebooks.

 

Desinstalar Aplicativos

Diz o ditado que a resposta correta é, na maioria dos casos, a mais óbvia. No Chrome OS, os aplicativos funcionam de forma diferente do que em outras plataformas. Alguns apps que não precisam de conexão com a internet consomem maior espaço de armazenamento, enquanto que outros podem rodar integralmente no navegador. Eliminar jogos e aplicativos que ocupam muito espaço apenas por funcionarem em modo offline e apagar aplicativos que instalam dados que exigem o uso da internet pode ajudar.

Escolher quais aplicativos você deve ou não desinstalar é algo que varia de acordo com o usuário. É recomendado sempre ter em conta a utilidade do aplicativo, sua comodidade de uso, e o quão produtivo somos com ele. Assim, é sempre recomendável apagar jogos muito espaçosos, e não ter mais de um aplicativo que realize uma mesma tarefa.

Para eliminar aplicativos do Chrome OS, abra a lista de aplicativos, clique à direita daquele a ser removido, selecione o item “remover ou desinstalar do Chrome”, e pronto.

 

Limpe o cache e outros dados de uso

O cache de navegação são dados que são armazenados para que você não precise descarregar novamente esse conteúdo na próxima vez que você precisar dele. Desse modo, a navegação na web é muito mais rápida. Porém, com o passar do tempo, ele acaba consumindo o espaço de armazenamento do equipamento. mesmo assim, há outros dados de navegação que se armazenam e se acumulam com o tempo.

Felizmente, eliminar esses dados não é algo muito difícil: selecione Menu, depois Mais Ferramentas, e Apagar Dados de Navegação. Aqui, você escolhe os dados que serão eliminados, especialmente imagens e arquivos em cache. Escolha o item Limpar Dados de Navegação, e pronto.

 

Revise os arquivos que você tem no Google Drive

google-drive

O Google Drive sempre salva uma cópia de todos os seus arquivos na nuvem, mas nem sempre faz o mesmo de forma local. Isso é algo bem vindo, pois permite a liberação de algum espaço no disco do Chromebook. Algumas vezes apagar arquivos que não precisamos é bem vindo para a saúde do seu equipamento.

Infelizmente, não há modo de se desfazer desses arquivos, a menso que você o elimine do Google Drive. Logo, se você tem arquivos de sua conta na nuvem que ocupam muito espaço local, e sabe que não precisa mais dele, elimine esse arquivo de uma vez por todas.

 

Elimine os arquivos baixados

Para ver os arquivos que você baixou recentemente, basta usar o aplicativo Arquivos, e escolher a opção Downloads. para tornar mais simples encontrar os arquivos que estão ocupando mais espaço, ordene a visualização por tamanho. Se você tem algum arquivo que queira conservar, mas ainda assim precisa liberar espaço, armazene esse arquivo para um disco externo, uma memória USB, ou diretamente para a sua conta no Google Drive.

Por enquanto, isso é tudo. Se você conhece alguma outra dica que funcionou para você, compartilhe essa dica conosco (e com os leitores do blog) na área de comentários.